GREVE DE PROFESSORES

GREVE PROFESSOR: tem aula no Recife? Veja o que diz a prefeitura

Em assembleia, categoria rejeitou proposta do prefeito João Campos, que não recompõe integralmente o pagamento do piso salarial para toda a categoria

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 21/03/2023 às 21:56
Notícia
X

Os professores da rede municipal de ensino do Recife podem paralisar as atividades a partir da próxima quarta-feira (29). Em assembleia realizada nesta terça-feira (21), a categoria decretou greve após mais uma rodada de negociação sem acordo com a gestão João Campos (PSB). 

Sem acordo, os professores buscam que a gestão municipal aplique o reajuste de 14,95%, índice anunciado para recomposição do piso salarial, com rebatimento na carreira, ou seja, aplicação a todas as faixas salariais da categoria. 

Aulas no Recife irão parar?

A prefeitura reforça que os professores decretaram, mas ainda não deflagraram a greve, portanto ainda não houve paralisação das atividades nas unidades escolares. A nova assembleia está prevista para o dia 29 de março.

"A Prefeitura do Recife espera que a categoria possa negociar de modo que a greve não seja deflagrada, pois a interrupção das atividades nas unidades escolares vai impactar diretamente a vida dos mais de 95 mil estudantes da rede, que terão prejuízos de aprendizagem e problemas no cumprimento do calendário no ano letivo, além prejuízos do acesso à alimentação escolar, pois não há condições de receber estudantes nas escolas e creches sem a presença dos professores, com prejuízos para crianças e suas famílias", acrescenta a PCR.

Para esta quarta-feira (22), o sindicato mobilizou os professores para aderirem ao "Dia Nacional de Luta", que busca a aplicação do reajuste do piso salarial para toda a categoria, independentemente da faixa salarial, o que pode resultar em paralisação pontual das aulas na referida data.

Em nota, a Prefeitura do Recife afirma que, desde o mês de janeiro, faz o cumprimento do piso salarial dos professores, "garantindo que nenhum profissional, conforme a Lei nº 11.738 (de 16 de julho de 2018), receba abaixo do piso nacional, estabelecido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55 para o ano de 2023".

"Com relação aos profissionais que possuem vencimentos acima deste patamar, a gestão esclarece também que vem realizando mesas de negociação com o Sindicato Municipal dos Profissionais da Rede Oficial de Ensino do Recife (SIMPERE) desde o início de fevereiro para discutir o reajuste salarial da categoria para 2023. A gestão pontua ainda que a última proposta apresentada na mesa de negociação foi de 6,95% de reajuste salarial acrescida de 8% de abono, o que impactaria para este ano em 14,95%, cujo percentual é equivalente ao reajuste do piso. A proposição, porém, não foi aceita pela entidade", afirma a gestão. Segundo a prefeitura, não houve contraproposta da categoria.

 

Tags

Autor