NOVO ENSINO MÉDIO

NOVO ENSINO MÉDIO: MEC pode suspender mudanças no ENEM 2024 e LULA deve assinar MP para finalizar OBRAS na EDUCAÇÃO; confira os detalhes

O MEC deverá realizar mudanças no ENEM 2024 e o governo deve assinar uma MP que garanta a continuidade de obras na Educação.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 03/04/2023 às 14:43 | Atualizado em 03/04/2023 às 21:45
Notícia
X

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou que as mudanças que eram previstas para o Enem 2024 devem ser suspensas. As informações são do Diário do Nordeste.

Tais mudanças eram baseadas no Novo Ensino Médio, proposta sancionada ainda durante o governo do ex-presidente Michel Temer e que entrou em vigor só em 2022, criticadas pelo Ministro, que deverá adotar novas estratégias para implementação de novas políticas de educação.

Apesar da proposta do Novo Ensino Médio ter entrado em vigor em 2022, a medida estava prevista para ser implementada no próximo Enem, em 2024.

Novo ensino médio revogado?

Para Camilo, não basta apenas o governo revogar a proposta do Novo Ensino Médio, mas que as mudanças em relação ao Enem 2024 serão feitas dentro do prazo da portaria: 

"Não é só simplesmente chegar e revogar, é preciso discutir. É isso que nós precisamos fazer. Espero que nesses 90 dias da portaria, a gente possa ter uma decisão e deveremos suspender qualquer mudança no Enem em relação a 2024 por conta dessa questão do novo ensino médio".

O Ministro anunciou uma consulta pública sobre a aplicação ENEM que foi publicada em março no Diário Oficial da União.

Segundo ele, o MEC está ouvindo alunos e professores para que não se cometa "o mesmo erro que foi cometido no passado":

 

"A gente já está vendo várias discussões. Nós estamos contratando pesquisas, queremos ouvir os alunos, queremos ouvir os professores. Eu só tenho colocado, de uma forma muito transparente, é que nós não podemos cometer o mesmo erro que foi cometido no passado, sem ouvir, porque quem executa a política de ensino médio nos estados brasileiros não é o MEC. O MEC coordena, dá as diretrizes, mas quem executa são os estados. Como é que eu vou fazer qualquer mudança sem ouvir os estados brasileiros?".
Camilo Santana, Ministro da Educação

LULA deve assinar MP para finalizar obras na Educação

Na última quarta (29), o Ministro informou que o presidente Lula (PT) irá anunciar um programa e assinar uma Medida Provisória que irá "retomar obras" da educação no Brasil. As informações são do Poder 360.

De acordo com Camilo, a MP irá atualizar os valores de empreendimentos parados e que o MEC aguarda essa assinatura para que os contratos encerrados das obras em creches e escolas sejam retomados.

LULA vai ACABAR com NOVO ENSINO MÉDIO e MUDANÇA no ENEM?

Citação

"A gente já está vendo várias discussões. Nós estamos contratando pesquisas, queremos ouvir os alunos, queremos ouvir os professores. Eu só tenho colocado, de uma forma muito transparente, é que n&oacu

Camilo Santana, Ministro da Educação

Tags

Autor