ESCOLA DE APLICAÇÃO UPE: como se inscrever na disputa de 342 vagas para estudar nas Escolas de Aplicação
Vagas são para turmas do 6º ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio
Estão abertas, a partir desta segunda-feira (8), as inscrições para concorrer a uma das 342 vagas nas Escolas de Aplicação da Universidade de Pernambuco (UPE). Os interessados terão oportunidade de estudar em turmas do 6º ano do ensino fundamental ou 1º ano do ensino médio, nas unidades do Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns ou Petrolina.
Leia nesta matéria:
Como fazer a inscrição para a Escola de Aplicação da UPE
Vagas nas Escolas de Aplicação da UPE
Provas para as Escolas de Aplicação da UPE
Manual do candidato
O período de inscrição vai até o dia 12 de junho de 2023. Das 342 vagas, 256 vagas são para turmas do 6º ano do ensino fundamental; outras 86, para o 1º ano do ensino médio.
As provas serão realizadas no dia 29 de outubro, no período da manhã, nas cidades das escolas para qual o estudante realizará a sua inscrição.
Como fazer a inscrição para a Escola de Aplicação da UPE
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do processodeingresso.upe.pe.gov.br. A taxa custa R$ 100. A solicitação de isenção do valor da taxa para os candidatos que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou sejam dependentes de servidores da Universidade deve ser feita no período de 08 a 14 de maio.
Vagas nas Escolas de Aplicação da UPE
No Recife, Escola de Aplicação do Recife (FCAP), estão sendo disponibilizadas 38 vagas, das quais: 34 são para o ensino fundamental e outras 4, para o ensino médio.
Em Nazaré da Mata, na Escola de Aplicação Prof. Chaves, são 72 vagas para o ensino fundamental, além de 14 vagas para o ensino médio.
Já no Agreste, em Garanhuns, na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, são 80 vagas para o ensino fundamental. No ensino médio, a oferta é de oito vagas.
No Sertão, na Escola Estadual de Aplicação Profª Vande de Souza Ferreira, em Petrolina, ao todo são 70 vagas para o ensino fundamental. O ensino médio é contemplado com 60 vagas.
O preenchimento das vagas será realizado pelo Sistema Universal de Concorrência e pelo Sistema
de Cotas. Atualmente, são destinados 50% das vagas para o Sistema Universal de Concorrência e reservados 50% das vagas para o Sistema de Cotas.
As vagas do Sistema de Cotas para o 6º ano do Ensino Fundamental serão destinadas a estudantes que
cursaram os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) em escola pública brasileira (federal, estadual ou municipal).
As vagas do Sistema de Cotas para o 1º ano do Ensino Médio serão destinadas a alunos que cursaram os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano, pelo menos) em escola pública brasileira (federal, estadual ou municipal).
Provas para as Escolas de Aplicação da UPE
A seleção para ingresso nas Escolas de Aplicação da UPE será organizada considerando as áreas curriculares definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
A prova será escrita e composta por 40 questões, sendo um conjunto de 20 questões para
disciplina de Língua Portuguesa e um conjunto de 20 questões para disciplina de Matemática; o conjunto de questões de cada uma das disciplinas será composto de itens de múltipla escolha que terão cinco alternativas, de “A” a “E”, das quais apenas uma será a correta.
As provas objetivas, todas eliminatórias, serão realizadas em etapa única, aplicadas em um dia, nos municípios de Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina e no Recife, de acordo com a escolha do candidato.
Manual do candidato
O manual do candidato está disponível no site do Processo de Ingresso:processodeingresso.upe.pe.gov.br/. Outras informações são disponibilizadas pelos telefones (81) 3183-3660 /3183-3791 ou pelo e-mail escolasdeaplicacao@upe.br.