ENEM 2023

Enem 2023 vai mudar com novo ensino médio? Saiba quais serão as prioridades na prova do Enem

Veja últimas informações sobre o Enem 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Milena Galvão

Publicado em 24/05/2023 às 12:21
Notícia
X

 O diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Santos, revelou que o Enem 2023 deve avaliar formação geral básica do aluno, com as disciplinas tradicionais, como Português e Matemática.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caracteriza a principal porta de entrada para universidades públicas e particulares ao redor de todo o Brasil. 

Depois de muita pressão por parte das entidades ligadas a professores e estudantes, que pediam revogação da lei que instituiu o novo ensino médio, o MEC abriu consulta pública sobre o tema, que deve discutir também o futuro do Enem. As informações são da Estadão Conteúdo. 

O Enem 2023 vai mudar?

O MEC chegou a declarar, no início do governo Lula (PT), que o Enem seria adaptado em 2024 ao novo ensino médio, mas depois voltou atrás e abriu discussão pública. A consulta deve ser encerrada em 6 de junho.

Em 2023, a prova ainda vai manter o mesmo formato, com 180 questões de múltipla escolha e redação.

De acordo com Alexsandro Santos, mudar ou não a prova em 2024 "vai depender muito da tamanho da transformação que vamos fazer". "Se o resultado da consulta pública indicar uma transformação possível de ser feita para interferir no exame de 2024, será feito", declarou.

O MEC estuda a possibilidade de fazer um Enem de transição, que vá mudando aos poucos para se adaptar a novo modelo.

 

Todos pela Educação

Dentre as contribuições recebidas pelo MEC na consulta pública, está a da ONG Todos pela Educação, que pede aumento do tempo destinado à formação geral básica, além de maior direcionamento dos itinerários. 

A ONG sugere, ainda, que até 2027 haja um "Enem de transição". A primeira etapa seria adequar a prova em 2024 à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que mudaria a matriz do exame, sem interferir na forma.

O Enem seguiria o formato atual até 2026, com provas iguais para todos os estudantes e redação. Em 2027, após as mudanças ao novo ensino médio terem sido implementadas, a prova poderia ter formato que contemplasse os itinerários.

 

Tags

Autor