Com um concurso já em andamento desde 2022, a Universidade de Pernambuco (UPE), diante do seu déficit de professores, já solicitou ao governo Raquel Lyra (PSDB) a abertura de novo certame para a contratação de mais profissionais para compor seu corpo docente.
O novo concurso irá contemplar os dois novos campi ainda a serem inaugurados em Surubim, no Agreste do Estado, e em Ouricuri, no Sertão. A implantação das unidades tem investimentos da ordem de R$ 4 milhões em aportes públicos.
O campus Surubim tem previsão de ofertar dois cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, cada um com 30 vagas.
O curso de bacharelado em Enfermagem será ofertado no campus Ouricuri, em regime integral, com 30 vagas por ano.
Para os dois campi, a UPE oficializou junto ao governo do Estado o pedido de aumento do corpo docente, com abertura de 50 vagas em novo concurso público. Desse total, a universidade deverá incorporar 17 vagas que ficaram ociosas no último concurso realizado em 2022.
"A Universidade já solicitou a autorização de concurso para 50 vagas de docentes para os dois novos campi e para as vagas não preenchidas no último certame", informa a UPE em nota.
Ainda não há perspectiva sobre a efetiva autorização da gestão Raquel Lyra ou mesmo data para confirmação do certame.
Além do mais, antes mesmo de um novo concurso, a universidade também não finalizou todas as etapas do certame do ano passado.
Em 2022, a Universidade de Pernambuco abriu 202 vagas para professores. Desse total, 185 vagas foram preenchidas, mas, até então, só 29 aprovados foram nomeados.
Atualmente, a Universidade de Pernambuco conta com 1.259 docentes, distribuídos em seus 11 campi em Pernambuco, com atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão universitária.