Poesia

Estudantes de escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho lançam livro de poemas e filme documental nesta quinta-feira (24)

Cerca de 715 estudantes de escolas públicas do município do Cabo de Santo Agostinho lançam livro nesta quinta-feira (24)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 22/08/2023 às 17:46
Notícia
X

Nesta quinta-feira (24), será lançado o livro “Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever”, escrito por estudantes de escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Através do Projeto Versalizando Imagens, foram realizadas diversas oficinas, com cerca de 715 estudantes de escolas públicas. O projeto documentou todo o processo em um filme, que será lançado juntamente com o livro.

ESTUDANTES DO CABO LANÇAM LIVRO

Estudantes do 5° e 7° ano de escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho participaram de oficinas de literatura de cordel, promovidas pelo Projeto Versalizando Imagens.

Como resultado da oficina, foi montado o livro “Fauna e Flora: Florescer é Crescer, Preservação é Nosso Dever", que consiste em uma coletânea de poesias criadas pelos próprios estudantes.

O livro será lançado na próxima quinta-feira, dia 24, juntamente com o filme documental intitulado "Versalizando Imagens", que mostra todo o processo de escrita dos 715 estudantes que participaram das oficinas.

“Nossa ideia era fazer com que os estudantes desenvolvessem algo físico para deixar registrado no tempo as oficinas. Nós, que construímos as aulas, sabemos da importância de deixar um legado desse processo e do impacto que isso tem para as famílias” disse Esperantivo, poeta responsável pelo projeto Versalizando Imagens.

Imagem de Renato Moura
Lançamento do livro Flora e Fauna - Imagem de Renato Moura

PROJETO VERSALIZANDO IMAGENS

Desde 2016, o projeto Versalizando Imagens é realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município do Cabo de Santo Agostinho. Ele foi idealizado pelo poeta Esperantivo e pelo produtor e fotógrafo Renato Moura.

De acordo com o poeta, o projeto visa estimular o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da literatura de cordel, com foco nas metas globais conhecidas como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

“É uma forma especial de aproximar esses estudantes, muitos de baixa renda, de outras linguagens artísticas, permitindo o direito à cultura e estimulando o desenvolvimento cidadão”, afirma Esperantivo.

O lançamento do livro e a pré-estreia do documentário serão realizados no dia 24 de agosto, das 9h às 11h, no cinema do Shopping Costa Dourada, localizado no Cabo de Santo Agostinho.

Tags

Autor