COMPETIÇÃO

Festival de Programação e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) reúnem estudantes em evento de inovação e criatividade no Recife

O evento reunirá estudantes de escolas da Rede Municipal do Recife, além das unidades estaduais e da rede privada de ensino

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/08/2023 às 19:08 | Atualizado em 31/08/2023 às 16:06
Notícia
X

Prefeitura do Recife realiza, com apoio da Cesar School e do Maracatronics, o Festival de Programação e Robótica do Recife, no centro de convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Paralelo ao evento, o espaço também recebe a etapa pernambucana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Tanto as atividades quanto as competições têm início nesta quinta-feira (31), sendo encerradas no domingo (3) com a grande final da olimpíada de robótica. A festividade tem sua abertura simbólica também nesta quinta-feira, sendo a solenidade oficial realizada na sexta-feira (1º).

O evento, que é aberto ao público, reunirá estudantes de escolas da Rede Municipal do Recife, além das unidades estaduais e da rede privada de ensino. Ao todo, 180 equipes da capital pernambucana e da Região Metropolitana estão inscritas na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, sendo 43 representantes da rede pública municipal do Recife.

ETAPAS DA COMPETIÇÃO

Dessa competição sairão as três equipes de cada nível (1 e 2) classificadas para a fase Nacional do olimpíada, que será disputada em Salvador, na Bahia, entre os dias 7 e 12 de outubro.

De forma simultânea com a competição, os espaços do festival poderão ser explorados por todos os presentes. O objetivo é reunir o público em geral e estudantes de diferentes idades e unidades para compartilhar ideias e habilidades.

Dentro da vivência da robótica, também serão realizados trabalhos utilizando impressão 3D, programação, artes e sustentabilidade.

PRIMEIRA INFÂNCIA E OFICINAS

Os caminhões da Primeira Infância estarão presentes, oferecendo atividades de robótica para o público da educação infantil. Os trabalhos serão feitos com o “Explorador Kids: Desenvolvendo Mentes Curiosas através da Programação”, utilizando um robô como auxiliar nessa atividade, além da utilização de materiais de “Lego Soft” com peças gigantes, desenvolvendo habilidades motoras brutas e manipulativas para as crianças.

O festival ainda contará com espaços interativos em lounges temáticos, sendo um de sustentabilidade e criatividade, promovendo a interação do público com resíduos tecnológicos reaproveitados; área de educomunicação e cultura geek, com um momento multivisual; e espaço de robótica, promovendo a interação com um robô humanóide.

Dentro dos trabalhos, os participantes ainda são encorajados a colocar a mão na massa e desenvolver projetos onde eles necessitam elaborar desde a concepção, até a parte de finalização, exercitando neles diversas habilidades e incentivando a criatividade.

“É uma grande alegria estar ao lado dos nossos estudantes em um evento tão interativo e tecnológico como esse, além de marcar também as competições da OBR. Nosso objetivo com esse trabalho é levar a robótica e programação cada vez mais para dentro das nossas unidades de ensino, mantendo a tradição que o nosso a rede de ensino do Recife já possui nessa modalidade e mostrando que é possível realizar um trabalho diferenciado com um olhar especial para a nossa rede pública”, destacou Fred Amancio.

Rede Municipal do Recife é destaque na robótica

As equipes da Rede Municipal de Ensino do Recife já possuem grande tradição na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), possuindo, inclusive, grupos que já participaram do Mundial de Robótica, competição internacional.

No ano passado, disputando o nível 1 da etapa Nacional da OBR, em São Paulo, a capital pernambucana faturou duas medalhas. O time Robotnik, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, e o Água de Prata, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, conquistaram, respectivamente, medalha de ouro e prata no certame.

Tags

Autor