ENEM 2023

Enem 2023: Recife recebe "aulão" gratuito para o Enem; veja como participar

Os estudantes interessados em participar devem acessar o link de inscrição, disponível na rede social do Curso Beth Andrade e levar 2kg de alimento no dia do evento

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 08/09/2023 às 14:21 | Atualizado em 08/09/2023 às 14:23
Notícia
X

Um aulão de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) será realizado, neste sábado (9), às 13h, no auditório Capiba da Uninassau, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Voltado para alunos da rede pública e privada de ensino, o aulão vai trazer dicas e estratégias lúdicas de repertório sociocultural, a partir de filmes e obras atuais, com foco na redação do exame. 

Segundo a Profª Beth Andrade, responsável pelo aulão "Bethflix na Redação", existe uma carência de conhecimento a respeito do que é repertório sociocultural na redação Enem, por parte dos vestibulandos. Sempre vem à mente dúvidas como: qual repertório usar?, o que escrever em cada parágrafo?, o que pode ser considerado como repertório sociocultural?.

"Sendo assim, surgiu a ideia criar o aulão a partir de obras cinematográficas atuais, uma vez que os estudantes vivem imersos em plataformas de streamings e afins. Esse mecanismo vai facilitar com que eles associem, de forma mais crítica e eficaz, que o produto cultural pode ser usado ao seu favor, para argumentar e fundamentar na redação", explicou a docente. 

De acordo com a comunicação do evento, as vagas são limitadas e sujeitas a lotação do auditório. Os estudantes interessados em participar devem acessar o link de inscrição, disponível na rede social do Curso Beth Andrade e levar 2kg de alimento no dia do evento. Todos os alimentos arrecadados serão doados para comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife.

"Vai ser muito satisfatório poder proporcionar momentos de aprendizagem e participar dos sonhos desses jovens,’’ explica Beth Andrade. O Enem 2023 ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. 

COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM

Avalia-se a redação do Enem com base em cinco aptidões, cada qual com valor de 200 pontos:

  • Competência 1: Demonstrar proficiência na modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das diversas áreas do saber para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;

  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: Exibir conhecimento dos elementos linguísticos necessários à construção do argumento.

  • Competência 5: Formular sugestão de intervenção para a problemática apresentada, respeitando os princípios dos direitos humanos.

Após a aplicação da prova, cada avaliação é submetida à análise de dois avaliadores distintos.

Caso haja discrepância superior a 100 pontos na nota total ou a mais de 80 pontos em relação a alguma das aptidões, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador.

Persistindo a discordância após essa terceira análise, a redação é direcionada a um comitê composto por três professores, responsáveis pela nota final do participante.

Compreenda o Cálculo da Nota do Enem

Tags

Autor