LEITURA

Ônibus do Grande Recife terão livros gratuitos para usuários durante viagens

Cerca de 25 ônibus receberão mobiliário com livros que contemplam diversos gêneros como romance de ficção, poesias, crônicas e trabalhados de autores pernambucanos

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 12/09/2023 às 19:30 | Atualizado em 12/09/2023 às 19:44
Notícia
X

Como forma de estimular o hábito da leitura, o projeto "Quem lê, Viaja!" começou nesta terça-feira (12), disponibilizando livros para que os usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR) possam aproveitar o momento de deslocamento de forma mais leve e prazerosa.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Bienal do Livro de Pernambuco, a Uninassau, o Conorte, e a Companhoa Editoria de Pernambuco (Cepe). Até o final do ano, 12 veículos que fazem a linha 1962 - TI Abreu e Lima/PCR e 13 da linha 1967 - TI Igarassu/Dantas Barreto vão receber o mobiliário com livros.

"A leitura está no cotidiano das pessoas. E a ideia do Conorte é estimular o prazer pela leitura nos passageiros destas linhas, que trafegam entre a BR-101 e a rodovia PE-15 até o centro do Recife. Fazer com que os livros circulem e as pessoas possam buscar livros de diversos temas", disse Diego Benevides, diretor operacional do Conorte.

Parceira na iniciativa, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) fez a doação de 233 exemplares de títulos do seu catálogo para essa primeira fase do projeto. 

“Ficamos muito felizes em participar do ‘Quem lê, Viaja!’ - um projeto que estimula a leitura, leva conhecimento e boas histórias à vida das pessoas que usam transporte coletivo diariamente na Região Metropolitana do Recife”, destacou o presidente da Cepe, João Baltar Freire.

Os passageiros vão ter acesso a gêneros como romances de ficção, contos, poesias, crônicas, livros-reportagens e de histórias que destacam o trabalho de autores pernambucanos e de outros estados, muitos, vencedores de prêmios literários, como a obra “Nós, os bichos”, de Luiz Coutinho Dias Filho, destaque no 3º Prêmio Pernambuco de Literatura. 

O projeto do mobiliário e toda a identidade visual do “Quem lê, Viaja!” foram desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Publicidade e Propaganda da Uninassau. 

“A leitura tem esse poder de nos transportar para outro ambiente, outra realidade. Muitas pessoas só não têm essa prática por falta de oportunidade. Nossa intenção é ser porta de entrada para uns e retomada desse hábito para outros”, destaca a reitora da UNINASSAU Recife, Nilzete Santiago.

De acordo com Guilherme Robalinho, produtor da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, levar a Bienal do Livro para além do pavilhão de eventos e inserir os usuários do transporte público no evento é uma iniciativa pioneira que promete trazer resultados significativos.

“Essa conquista só se tornou possível graças aos valiosos apoios que recebemos. Acreditamos que essa colaboração inovadora abrirá as portas da leitura e do conhecimento a um público ainda mais amplo, transformando as viagens diárias em experiências enriquecedoras", ressalta.

A Bienal acontece entre os dias 6 e 15 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco

Tags

Autor