CONGRESSO

Mais de 3.300 participantes celebram os avanços na Educação e Tecnologia

Durante três dias, congressistas mergulharam em experiências educacionais inovadoras e exploraram os novos horizontes do ensino

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/09/2023 às 22:31
Notícia
X

O XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE) concluiu, nesta sexta-feira (22), sua jornada de três dias de intensos debates sobre a área educacional, reunindo mais de 3.300 pessoas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina, além da programação virtual. Foi a maior edição já realizada em número de atividades, com 65 palestras, prosas e oficinas, acontecendo simultaneamente nos três polos.

O tema deste ano foi “Partilhar Experiências, Conectar Futuros”. O congresso, que é uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, contou com o apoio do Senac e do Sesc Nacional, do Sebrae Pernambuco, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Neste último dia do evento, foram abordados temas como inovações no ensino, transformações da área no Brasil, saúde mental de alunos e educadores, entre outros. No Recife, os professores Ana Ribeiro, Renata Oliveira, Marcos Sobral e Marcelo Marinho, da UFRPE, falaram sobre a importância do conhecimento científico para a inovação. “Existem novas tecnologias que estão sendo aplicadas diariamente. A gente fala muito de inteligência artificial, de learning analytics, mas por trás de tudo isso há pesquisa científica que proporcionou essa inovação,” enfatizou o professor Marcelo Marinho.

Durante o encontro, a professora Renata Oliveira apresentou o Programa de Inovação e Tecnologia (Prints), uma parceria desenvolvida entre a UFRPE e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, que tem como objetivo promover instrumentos que estruturem um ambiente empresarial criativo e inovador, demonstrando que é possível unir a pesquisa científica como base para o desenvolvimento tecnológico.

Em Caruaru, a diretora de Educação Profissional do Senac Nacional, Anna Beatriz Waehneldt, citou os novos estudos sobre profissões impactadas pela inteligência artificial. "Aquelas ocupações totalmente intelectualizadas, que exigem competência do nível intelectual e de uma formação de nível superior, serão impactadas fortemente", declarou. Ela deu como exemplo a greve dos roteiristas de Hollywood, alimentada principalmente pelo uso da inteligência artificial por alguns estúdios.

Em Petrolina, a pedagoga e doutora em Educação, Catarina Carneiro Gonçalves, abriu a última tarde de palestras com um estímulo à reflexão sobre atitudes transformadoras. Ela lembrou aos educadores que a transformação vem mais da atitude, das suas concepções sobre a função da escola, da educação e do que pode ser feito para uma sociedade mais igualitária. "A escola não educa só para uma prova, para uma tarefa, educa para processos de humanização. Nessa perspectiva, ela precisa olhar e transformar suas práticas, entendendo o sujeito como um ser completo e complexo”, disse.

O XIX CITE não apenas promoveu o diálogo sobre tecnologia na educação, mas também reconheceu a excelência no campo com os Prêmios Lucilo Ávila e Josias Albuquerque. O primeiro foi entregue à professora Joana Francisca Guedes Pereira, da Escola Técnica Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Ela ganhou graças ao projeto "Resinarte: Criar e Fazer com Resina". Já o Prêmio Educador Josias Albuquerque foi entregue ao reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

O congresso teve ainda o Salão de Empreendedorismo, que reuniu 33 empresas no ambiente virtual; o Espaço do Conhecimento, com apresentações de trabalhos e relatos de experiências; e o Ideathon - a maratona de soluções colaborativas voltadas para a educação. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir produtos de empresas fundadas por alunos e ex-alunos do Senac e da Faculdade Senac. A loja colaborativa, presente no Recife, Caruaru e Petrolina, ofereceu uma vitrine para empreendedores emergentes.

Uma das grandes novidades deste ano do congresso foi a TV CITE, um canal online especialmente pensado para ampliar a interação e o conteúdo oferecido aos participantes. Transmitindo eventos ao vivo, mostrando os bastidores do congresso e conduzindo entrevistas exclusivas com palestrantes, a TV CITE trouxe uma dimensão extra ao evento.

O XIX CITE também abraçou a inovação da tecnologia do NFT. Os chamados Tokens Não Fungíveis funcionam como uma espécie de certificado digital e têm sido utilizados, principalmente, no mercado de itens digitais que podem ser colecionados, como imagens, músicas, entre outros. Todos os participantes do congresso receberam uma NFT exclusiva do evento.

"Foram três dias de muito aprendizado. O congresso se destacou não apenas pelo tamanho, mas também pela qualidade das discussões e pela promoção de soluções inovadoras para a educação. Quero parabenizar todos os participantes, parceiros e à equipe dedicada que tornaram este evento possível. Vamos continuar compartilhando experiências e conectando futuros", declarou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Tags

Autor