ásia

Estudante da UPE conquista 7º lugar em competição mundial sobre idioma e cultura chinesa, realizada na China

Gabriel Bechara participou do Concurso Chinese Bridge 2023 (Ponte Chinesa), na China

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 29/09/2023 às 11:50
X

O estudante Gabriel Bechara, do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (IC/UPE) garantiu a sétima colocação na final da 22ª edição do Concurso Chinese Bridge 2023 (Ponte Chinesa), realizada no último dia 2 de setembro.

O evento é uma competição de compreensão da língua e da cultura chinesa, e conta com concorrentes de todo o mundo. Neste ano, o concurso teve como tema "Uma família, um mundo".

A competição é organizada pelo Centro de Cooperação e Intercâmbio de Línguas Estrangeiras e Chinesas do Ministério da Educação, com apoio do governo popular da cidade de Baise.

Na disputa, Gabriel enfrentou 150 concorrentes de cinco continentes em várias rodadas intensas. A fase de classificação incluiu três rodadas pontuadas, cada uma testando o nível de chinês dos participantes e sua compreensão da cultura chinesa.

Já na final, realizada na cidade de Nanning, em Guangxi, no sul da China, Gabriel competiu com cinco concorrentes de cada continente do mundo. Ele conquistou o sétimo lugar entre os dez melhores do mundo, sendo o segundo colocado das Américas.

Divulgação

Estudante da UPE, Gabriel Bechara em competição na China - Divulgação

Demonstrando o amor por Pernambuco, o estudante pernambucano vestiu uma camisa do Sport Club do Recife durante as etapas da final do concurso na China.

"Após quatro anos, finalmente retornei à China, e dessa vez representando o Brasil em uma competição global. Conheci novos amigos do mundo todo, superei meus limites e conquistei um lugar entre os dez melhores do mundo. Sinto que ainda estou no início da minha jornada e vou continuar a trabalhar duro para acumular mais experiência como essa e contribuir para a sociedade no futuro", disse Gabriel.

O estudante iniciou sua graduação em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2014. Desde o início do curso, buscou alternativas para se capacitar e se destacar no mercado de trabalho.

No segundo semestre de 2015, começou sua jornada de estudos no Instituto Confúcio. Entre 2016 e 2018, evoluiu significativamente no idioma, alcançando as certificações do HSK3 e HSKK1, tendo a oportunidade de participar do curso de verão ofertado pelo IC/UPE em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim.

"Foram sete anos de trabalho árduo para aprender a língua chinesa e os sacrifícios valeram a pena. Agradeço a confiança e investimento dos meus pais, dos meus professores de chinês e amigos do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco e dos professores da Universidade Central de Finanças e Economia de Pequim”, pontuou o finalista.

Em comunicado, a Universidade de Pernambuco parabenizou o aluno. "Esperamos que essa conquista inspire outros estudantes a explorarem o aprendizado do mandarim. A instituição continua comprometida em oferecer programas de estudo e promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a China", declarou a UPE, em comunicado.

China registra temperatura recorde de 52,2°C

Tags

Autor