Estudo

Vestibular 2023: Especialista traz dicas de como se preparar de forma eficaz estudando sozinho

Com organização de tempo, atividades, apoio escolar e familiar a jornada tende a ser menos estressante.

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 11/10/2023 às 9:06
Patrocinada
X

Todo estudante, em algum momento da sua vida escolar, já se deparou com a pergunta: O que fazer depois do Ensino Médio?

Após anos na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio, para muitos é chegada a hora de se preparar para as diferentes provas de avaliação para ingresso nas universidades, como o vestibular, por exemplo.

Esse momento pode representar medo, incertezas e insegurança e isso é normal. A base escolar com formação integral para resolver problemas, inspirar pessoas e transformar o mundo, é o que contribui para que essa etapa da vida seja vivenciada de forma mais leve e segura.

Com organização de tempo, atividades, apoio escolar e familiar a jornada tende a ser menos estressante. Seja individual ou em grupo, a perseverança e consistência durante o tempo de preparação é, sem dúvidas, o item mais importante na rotina de um estudante. 

Jailton Jr./JC Imagem
Uma ótima prática para o estudo de alto desempenho é ler obras de motivação para estudar - Jailton Jr./JC Imagem

"Organização faz toda a diferença nos estudos. Planejar e cumprir metas plausíveis é a forma mais saudável de estudar", diz Ricardo Berardo, coordenador pedagógico do Ensino Médio no Colégio Saber Viver.

Prestar vestibular, procurar um emprego, empreender, fazer cursos técnicos, de idiomas ou profissionalizantes são alguns dos caminhos possíveis pós o período escolar. 

Mas, se o jovem opta por continuar estudando, por exemplo, é importante seguir algumas dicas para otimizar a experiência de revisão de conteúdos e aprendizagem. 

Aprenda como estudar sozinho

O coordenador pedagógico das turmas do Ensino Médio no Colégio Saber Viver, Ricardo Berardo, destaca cinco importantes dicas para quem vai estudar sozinho. Confira abaixo.

Dicas extras

Jailton Jr./JC Imagem
A missão do Colégio Saber Viver é educar crianças e adolescentes para resolver problemas, inspirar pessoas e mudar o mundo por meio da empatia, colaboração e compromisso com a excelência. - Jailton Jr./JC Imagem

Além das dicas que o coordenador Ricardo Berardo compartilhou, separamos algumas outras que vão ajudar na sua programação de estudos. 

Como criar um cronograma de estudos adaptados

Conheça sua rotina, defina horários para estudar, tenha um ambiente de estudos, se planeje para imprevistos, reserve tempo para descanso e lazer e escolha um método para estudar, pomodoro ou curva do esquecimento, por exemplo.

Recursos online e livros recomendados

Confira algumas sugestões de sites, apps e livros que podem auxiliar nos seus estudos:

  • Apps: Trello, Evernote, Pomicro, Quiz Up
  • Livros para o Enem e SSA: Vidas Secretas (Graciliano Ramos), obras do autor Machado de Assis, O Cortiço (Aluísio de Azevedo).
  • Livros motivacionais: Fixe o conhecimento: a ciência da aprendizagem bem-sucedida, de Peter C. Brown, Henry L. Roediger III e Mark A. McDaniel; Você Sabe Estudar?: Quem Sabe, Estuda Menos e Aprende Mais, de Claudio Moura Castro; O Monge e o Executivo, de James C. Hunter; A mágica de pensar grande, de David J. Schwartz; Michael Jordan, a história de um campeão, de David Halberstam; A Dama da Liberdade, de Klester Cavalcanti; e o autobiográfico Arnold Schwarzenegger – A inacreditável história da minha vida.

Apoio emocional e mental: como lidar com o estresse

É muito importante cuidar do bem-estar emocional durante o período de preparação. Para isso, o diálogo entre amigos e familiares é um dos fatores mais relevantes neste processo.

Como o estudante se sente, se está enfrentando desafios ou obstáculos, pessoais ou escolares, podem gerar desconforto e uma insegurança ainda maior quando somamos a pressão de tirar boa notas.

Por isso, é importante fazer pausas nos estudos, ter uma rotina equilibrada entre estudos e hobbies, pratique exercícios físicos e alimente-se bem. 

Ensino Médio no Saber Viver

Jailton Jr./JC Imagem
A equipe de psicologia do Colégio Saber Viver começou a atuar com os alunos para que eles possam estar preparados e conscientes dos desafios lançados pelo Ensino Médio. - Jailton Jr./JC Imagem

Em 2023, a grande novidade do Colégio Saber Viver foi a chegada do Ensino Médio na Instituição e a formação da turma de 1° série do Ensino Médio. A instituição deu um novo passo com a atualização da marca e as reformas da sua nova estrutura física.

O colégio tem uma proposta pedagógica sociointeracionista, que valoriza a interação do estudante com as pessoas e com o mundo, construindo, assim, memórias afetivas e uma estrutura emocional, importantes para a vida adulta.

Para 2024 os planos são continuar crescendo e mantendo e lado humano de quem sabe viver. Com a inauguração da Unidade 3, estão abertas as inscrições para as novas turmas da 1° e 2° série do Ensino Médio no Colégio Saber Viver.

Tags

Autor