ONG oferece letramento digital para idosos em Lagoa de Itaenga
Além do letramento digital, o grupo tem a oportunidade de participar de aulas gratuitas de hidroginástica que visam a melhoria da saúde e do condicionamento físico dos idosos
Uma nova rotina e o resgate da qualidade de vida a partir da inclusão digital e social, para pessoas idosas. Esse é o foco do Projeto Conecta Vidas, idealizado pela Associação Conexão Social (ACS), e que tem realizado o ingresso de pelo menos 100 pessoas idosas no município de Lagoa de Itaenga, na zona da Mata Norte de Pernambuco, no meio tecnológico.
As aulas de letramento digital são desenvolvidas três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), com cinco turmas entre o horário das 7h e 17h. “A iniciativa surgiu com o intuito de promover a independência das pessoas idosas nos meios digitais no desenvolvimento de atividades básicas. Esse é um momento de descobertas, para um mundo novo, de muitas possibilidades. Muitos nem sabiam ligar o computador e agora possuem a habilidade de criar e salvar arquivos, acessar a internet, fazer pesquisas, entre outras”, explica a coordenadora institucional Iaura Lima.
Entre as disciplinas abordadas no plano de aula do curso de letramento digital, destacam-se as temáticas Cidadania Digital, Mundo Digital e Cibersegurança, Proteção e Privacidade de Dados.
Criada há sete meses, a iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e a empresa Nubank, que financia a ação por meio de incentivos fiscais.
“É uma oportunidade de ser independente e de não precisar de ninguém para usar a tecnologia em funções básicas, como navegar nas redes sociais, fazer compras e baixar arquivos”, comemora a aposentada Josefa Ferreira Barbosa, de 71 anos.
Projeto envolve ações com foco na saúde da pessoa idosa
Além do letramento digital, o grupo tem a oportunidade de participar de aulas gratuitas de hidroginástica que visam a melhoria da saúde e do condicionamento físico dos idosos. Além disso, já está em andamento a captação de recursos do Projeto VamoSimbora?, que vai ampliar as atividades físicas para outras 200 pessoas idosas.
Todos os projetos são encabeçados pela ACS, que é organização que possui o objetivo principal de mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Associação atende em seus projetos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.