ENEM 2023

Saiba o que não pode ser feito nos dias do Enem para evitar eliminação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece em todas as edições, uma série de regras que se não forem cumpridas pode levar à eliminação do candidato

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 11/10/2023 às 12:26 | Atualizado em 11/10/2023 às 13:36
Notícia
X

A rotina de preparação, nesta reta final, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, inclui além do estudo, uma atenção especial às exigências e proibições estabelecidas pelo edital da prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece em todas as edições, uma série de regras que se não forem cumpridas pode levar à eliminação do candidato no dia da avaliação.

O professor de matemática e coordenador pedagógico do Colégio Saber Viver, Ricardo Berardo, ao se referir aos erros básicos que podem ser cometidos pelos estudantes, cita como exemplo o porte de aparelhos eletrônicos, que é proibido, e que as provas devem ser respondidas por caneta transparente da cor preta. “É muito importante que o vestibulando tenha cuidado, principalmente nessa estrutura do Enem, sobre o que pode eliminá-lo”, destacou.

Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences, como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado).

Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.

No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativas dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.

Outra dica importante, segundo o professor de geografia do projeto digital EducaPE Prepara, Marcelo Rocha, é pensar na logística voltada para o local de realização das provas para que o candidato não corra o risco de chegar atrasado e perca a prova.

No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para às 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

“É importante que, ao sair o local de prova, o aluno possa planejar a sua rotina nesse local, de preferência indo conhecer a área antes, sabendo que no dia o trânsito pode ser diferente. Então se o candidato não conhece esse local, é importante buscar informações sobre ele para poder preparar essa logística”, afirmou o docente.

Também será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.

Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. O mesmo vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.

Cartilha de Redação do Enem

 “A Redação do Enem 2023 – Cartilha do Participante” já está disponível no portal do Inep e traz informações sobre a Matriz de Referência da prova.

No primeiro dia de aplicação, 5 de novembro, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

O professor de língua portuguesa e produção textual, do curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe), Dárcio Alameda Lopes, acredita que os alunos estão conectados com essas regras, mas destaca que é importante consultar os sites oficiais para tirar dúvidas. 

"O Inep tem uma hierarquia de situações que não podem ocorrer para que a nota da redação não seja anulada, partindo das fórmulas elementares de anulação até chegar na parte desconectada. E isso vai num crescente passando pela cópia, pela fuga ao tema, pelo não atendimento ao tipo textual, por exemplo", explicou o docente. 

Texto com até sete linhas, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame também podem zerar a nota na redação. "Quando o aluno copia na sua redação trechos dos textos motivadores ou trechos do caderno de provas, ele acha que isso não será percebido. Tantas linhas que ele copiar, serão as linhas que não serão levadas em consideração para o seu texto. E se ele copiar tantas que o texto que ele escreveu de própria cabeça atinja menos de sete linhas completas, a redação dele também não será corrigida", destacou Dárcio Alameda.

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. 

ROTINA NA FASE FINAL

Para uma prova com a estrutura do Enem, com muitas questões e regras, o coordenador do Colégio Saber Viver Ricardo Berardo, recomenda que o candidato também foque nessa rotina da fase final, nos cuidados com a saúde mental.

“O que orientamos aos nossos alunos que vão fazer o Enem é, justamente nessa última etapa mais próxima prova, fazer revisões mediante a resolução de questões para eles poderem ver como vai se comportar a prova. Nos preocupamos também com a parte emocional destes estudantes, porque uma prova desse porte como o Enem e demais vestibulares como o SSA, o aluno precisa estar bem em termos de conteúdo, ter estratégias de resolução das prova e estar bem emocionalmente”, disse o coordenador.

Esses cuidados incluem uma rotina adequada de sono, alimentação balanceada, exercícios físicos e também momentos de lazer e descanso.

 *Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor