ENEM 2023

ENEM 2023: Maioria feminina e parda; veja o perfil de estudantes que farão o Enem em Pernambuco

Em Pernambuco, mais de 218 mil candidatos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/10/2023 às 13:34 | Atualizado em 05/11/2023 às 14:11
Notícia
X

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consectuvivos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, foram confirmadas mais de 3,9 milhões de inscrições.

Em Pernambuco, foram mais de 218 mil inscritos nesta edição, enquanto no ano passado, foram registradas mais de 189 mil inscrições somando os modelos impresso e digital das provas. 

Destes, 132.820 são pessoas do sexo feminino e 86.047 do sexo masculino. Nesta edição do Enem, o recorte por cor/raça mostra que 107.988 participantes se declararam pardos, enquanto 73.028 inscritos se declararam brancos e 28.271 são pessoas declaradas pretas. O número de pessoas declaradas amarelas é de 3.608 e de pessoas indígenas é de 3.125 inscritos - não declarados corresponde a 2.847 participantes. 

Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados do Enem são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, nas instituições de ensino públicas e privdas, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No Enem 2023, o maior número de inscritos são jovens de 17 anos. Segundo dados divulgados pelo Inep, 50.973 participantes possuem essa faixa etária, seguido de 33.005 participantes com 18 anos. O número de candidatos entre 21 a 30 anos também pode ser considerado alto, com 43.561 inscritos. 

Situação do Ensino Médio

Entre os candidatos de Pernambuco que vão participar do Enem 2023, 110.719 já concluíram o ensino médio, enquanto 69.783 pessoas ainda estão concluindo essa fase final e estão no terceiro ano. Já aqueles que estão cursando o ensino médio, sem conclusão prevista para este ano, corresponde a 37.318 candidatos. Neste caso, eles são os chamados "treineiros do Enem" e as notas só podem ser utilizadas para autoavaliação. 

Para a professora de geografia da Escola Estadual São José, em Paulista, e gestora escolar da EREM Escritor Paulo Cavalcanti, em Olinda, Patricia Mesquita, é fundamental incentivar as pessoas a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio.

"Vejo esses números como reflexo do interesse do jovens em busca de oportunidades de ingressarem no ensino superior através do Enem. Lembrando que ele não dá acesso as universidades públicas, mas também as instituições particulares. Então o jovem precisa continuar sendo incentivo a entrar nessa jornada de qualificação profissional e pessoal", comenta.

A docente explica a grande preocupação dos estudantes em relação ao Enem é referente a preparação adequada para que eles possam alcançar uma boa pontuação nas provas, mas após esse processo existe também um outro fator de preocupação: a permanência destes jovens nas universidades. Ela cita como exemplo o programa PE no Campus, que disponibiliza uma Bolsa de Apoio à Permanência.

"O Enem é reconhecido como um dos principais meios de acesso as universidades e aos programas educacionais, sendo uma forma de fazer com que os estudantes, principalmente os de espaços mais periféricos, tenham acesso as universidades públicas. Porque dentro delas, eles também vão ter acesso a programas educacionais que garantam a inclusão e permanência deles", pontua Patrícia Mesquita.

 

Tags

Autor