CONECTIVIDADE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Nacional de Pesquisa inauguram redes de fibra óptica em cinco municípios

Essas redes de fibra óptica levam conectividade de alta velocidade e alta qualidade para cinco municípios das regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/10/2023 às 15:51 | Atualizado em 30/10/2023 às 16:01
Notícia
X

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), inaugurou cinco Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Comep), com a infraestrutura da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Repepe).

Essas redes de fibra óptica levam conectividade de alta velocidade e alta qualidade para cinco municípios das regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão. Com duas redes já em funcionamento em Recife e Petrolina, o Estado passa para sete municípios conectados à Repepe.

Atualmente, as escolas estaduais possuem conexão de até 10Mbps. Com a nova rede implantada pela Repepe esse alcance poderá chegar até 10Gbps, uma infraestrutura com capacidade mil vezes maior.

O processo de implantação das cinco redes iniciou em 2019 e concluiu em 2022, porém o lançamento realizado na última quinta-feira (26),  representou a institucionalização junto ao sistema da RNP, segundo a Secti.

Agora, será possível a instauração do processo de composição do comitê gestor da rede de cada município, formado pelas instituições conectadas, e serão dados andamentos às ações como adesão de novas instituições, monitoramento e expansão da rede.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

As cinco novas redes beneficiam 16 instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais dos municípios de Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Belo Jardim e Serra Talhada, e contam com 126 quilômetros de redes de fibra óptica construídas em anel, levando conectividade de 1 a 10 Gbps.

Toda a infraestrutura da Repepe, que já viabiliza conectividade para hospitais e instituições de ensino e pesquisa, poderá beneficiar escolas e órgãos de segurança pública.

A secretária estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro, falou da importância do avanço na conectividade para o desenvolvimento do Estado.“Demos um passo importante agora conectando 16 instituições de ensino superior, que é onde estão os centros de pesquisa, de inovação e tecnologia, mas precisamos conectar, iluminar as nossas escolas”.

A gestora destacou os projetos Educação Conectada e Giga Léguas, com previsão de levar internet a 184 escolas da rede municipal e estadual em 2024. “Estamos trabalhando para conectar mais 32 municípios até 2026, assim, traremos mais desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas”, concluiu Mauricélia.

 

Tags

Autor