FÓRUM

UFPE promove 1º Fórum Internacional para discutir enfrentamentos das mudanças climáticas

Evento busca construir reflexões e possibilidades de ações sobre como preparar a população, principalmente os jovens, para os enfrentamentos climáticos e para a luta organizada por frear essa condição emergencial do planeta

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/11/2023 às 21:53
Notícia
X

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, em parceria com o Projeto Pacto da Juventude Global pelo Clima (GYCP), realiza a partir desta terça-feira (21) até a próxima sexta-feira (24), o 1º Fórum Internacional UFPE: Os Jovens na Luta Climática. O evento, que acontece no auditório do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, localizado no Campus Recife da UFPE, visa construir reflexões e possibilidades de ações sobre como preparar a população e, principalmente, os jovens para os enfrentamentos climáticos e para a luta organizada por frear essa condição emergencial do planeta.

A cerimônia de abertura acontece nesta terça, às 8h30, com presença de gestores, professores e especialistas na área. Durante os três dias do fórum, haverá momentos de diálogos e painéis sobre temas relacionados às mudanças climáticas, ao enfrentamento das emergências climáticas, à conscientização da sociedade, à sustentabilidade, às ações públicas, entre outros aspectos. Além disso, haverá visita à ONG Pequenos Profetas.

O fórum, que é voltado à comunidade acadêmica, alunos das redes estadual e municipal de ensino e demais interessados, contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores da UFPE e de outras universidades brasileiras, representantes dos poderes públicos e lideranças comunitárias.

"Eles irão debater e conhecer experiências de comunidades tradicionais, além de prospectar modos de proceder a aprendizados de ação pelo clima, ainda acreditando ser possível estancar a situação atual de exaustão do planeta", frisou a professora Maria de Jesus de Britto Leite, do Centro de estudos avançados da UFPE.

Confira a programação completa:

Terça-feira (21)

  • 8h30 - Cerimônia de abertura / Diálogos introdutórios: Amazônia 2025, marco um novo tempo
  • 14h - Painel 1 / As instituições federais frente às mudanças climáticas

Quarta-feira (22)

  • 8h30 - Painel 2 / Jovens, enfrentamento das emergências climáticas e conscientização de adultos sobre a crise
  • 14h - Painel 3 / Comunidades e atitudes educativas frente às emergências climáticas

Quinta-feira (23)

  • 8h30 - Painel 4 / Pesca artesanal e sustentabilidade: processos educadores emancipatórios
  • 14h - Painel 5 / A questão educacional, ética e preservacionista da água

Sexta-feira (24)

Visita guiada

Tags

Autor