COMBATE A VIOLÊNCIA

Para combater a violência, Governo de Pernambuco quer abrir escolas nos fins de semana

O projeto Tamojunto vai oferecer oficinas culturais e práticas esportivas para as comunidades que possuem altos índices de violência no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 28/11/2023 às 17:09 | Atualizado em 28/11/2023 às 18:19
Notícia
X

O acesso à cultura, esportes e cidadania como uma das ferramentas de combate à violência é o principal viés do Projeto Tamojunto, que deverá ser lançado pelo Governo de Pernambuco até março de 2024. A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) visa ofertar oficinas culturais e práticas esportivas no âmbito das escolas estaduais, que serão abertas nos fins de semana para a população das comunidades.

Com investimento anual na ordem de R$ 14 milhões, o projeto vai contemplar 120 escolas com quadras poliesportivas aptas para receber as atividades, distribuídas em todas as regionais do Estado - incluindo territórios indígenas e quilombolas.  

"Essa é uma ação intersetorial, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), estão apontando quais são as comunidades que possuem maior índice de violência no Estado. A partir desse levantamento,  fazemos o cruzamento sobre qual sobre qual é a nossa capacidade técnica dentro da Secretaria de Educação", explicou a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Tarcia Silva.

Ainda segundo Tarcia, as comunidades que foram mapeadas pela SDS e que vão participar do projeto Tamojunto só serão divulgadas no lançamento do programa, assim como as atividades que serão disponibilizadas para cada localidade. "

"Nos interessa ver dentro daquele bairro e daquela comunidade, quais são as suas referências culturais e suas vocações esportivas. A partir desse capital, nós vamos abrir uma seleção para os oficineiros de cultura e identificar quais são as aulas de esportes que interessam mais para as pessoas que moram nestas localidades", afirmou a secretária executiva da Sede. 

Kleyvson Santos / SEE-PE
O projeto Tamojunto da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco vai ofertar atividades para as comunidades nos finais de semana - Kleyvson Santos / SEE-PE

MONITORAMENTO DAS AÇÕES

A abertura das quadras poliesportivas em escolas da rede estadual de ensino para as comunidades, nos finais de semana, foi um dos tópicos apresentados durante o lançamento oficial do programa estadual Juntos pela Segurança, nessa segunda-feira (27). 

"A gente acredita que é necessário ter a presença do Estado ofertando atividades para que as crianças, adolescentes e jovens possam ter um capital cultural, possam ter expectativas de futuro e novos sonhos. Nós queremos chegar nessas comunidades que possuem menos equipamentos públicos de lazer, para levar cultura e esportes, com o viés de afastamento e redução da criminalidade", declarou Tarcia Silva, em entrevista a coluna Enem e Educacão, deste JC

Cada uma das 120 escolas participantes do Tamojunto vai contar com uma equipe formada por seis profissionais responsáveis por ministrar as oficinas. Além disso, haverá também um coordenador da unidade de ensino e um coordenador regional que também vão monitorar os impactos sociais do projeto nestas respectivas localidades. 

A ideia é que seja realizada uma avaliação após seis meses de execução da iniciativa, para ver quais são as adequações que precisam ser feitas e a possibilidade de ampliação para mais escolas a partir do segundo ano. 

PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS E DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Para participar das atividades do Tamojunto não será necessário ser aluno da rede estadual, no entanto, será preciso fazer uma inscrição prévia indicando qual oficina o interessado ou interessada deseja participar, para que as ofertas de vagas sejam disponibilizadas conforme as demandas. 

Ter a escola aberta nos fins de semana também é vista como uma forma de aproximar as famílias da rede de ensino. "A relação da família e da comunidade nesses espaços é muito importante para a redução da violência. A escola da rede estadual acaba se tornando uma porta aberta para o acesso à cultura, a cidadania, o lazer e o esporte, ressignificando essas infâncias e juventudes nas periferias e nos territórios quilombolas e indígenas", avalia a secretária-executiva Tarcia Silva. 

Para a Secretaria de Educação e Esportes projetos como o Tamojunto também são uma forma de trabalhar em regime de colaboração com os municípios. A identificação da vocação dessas comunidades, inclusive, para a oferta das atividades, será realizada em parceria com os executivos municipais. 

Tags

Autor