COMPETIÇÃO

Estudantes da rede pública de Olinda vão à final de Olimpíadas de Raciocínio nesta sexta

Os 40 finalistas das etapas interclasses disputam com jogos raciocínio lógico, colocando em prática as estratégias e os conhecimentos explorados pelo Programa MenteInovadora

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/11/2023 às 15:05 | Atualizado em 30/11/2023 às 15:07
Notícia
X

A final das Olimpíadas de Raciocínio Lógico da rede municipal de ensino de Olinda será realizada nesta sexta-feira (1º), no auditório da Escola Técnica Estadual Chico Science, a partir das 14h. O evento é promovido pela Mind Lab e pela Prefeitura de Olinda. 

São 40 finalistas das etapas interclasses, que disputam com jogos raciocínio lógico, colocando em prática as estratégias e os conhecimentos explorados pelo Programa MenteInovadora, metodologia aplicada no Brasil pela Mind Lab desde 2009 e que, atualmente beneficia mais de 4,1 mil alunos de 18 escolas públicas de Olinda.

O conselheiro da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP/Ribeirão Preto, Mozart Neves Ramos, vê nas olimpíadas uma importante oportunidade para que os estudantes apliquem o que aprenderam, como desenvolvimento socioemocional, foco, pensamento lógico e trabalho em equipe.

“Há ainda um outro ponto relevante que á interação com a família e a comunidade. Esses alunos mobilizam todo o seu entorno para se prepararem para as competições. Isso é muito importante", ressalta o pernambucano, que já foi secretário de Educação do estado.

PREMIAÇÃO

Os três primeiros lugares de cada série do Ensino Fundamental serão premiados com bicicleta (1º), caixinha de som (2º) e fones de ouvido (3º). Os professores também serão premiados. Com base em um ranking da comunidade de educadores da Mind Lab.

A parceria com a Prefeitura de Olinda tem disponibilizado aos alunos conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, os jogos promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos e os ajudam a construir seu autoconhecimento e autocontrole”, destaca Thiago Zola, head e Produtos e Serviços da Mind Lab.

Tags

Autor