VESTIBULAR SERIADO

SSA 1 e 2: Professores e psicóloga dão dicas de preparação para as provas, neste domingo

O primeiro dia de provas do SSA será com questões nas áreas de conhecimento de Linguagem e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/12/2023 às 17:02 | Atualizado em 03/12/2023 às 15:11
Notícia
X

Fomentar a tranquilidade através do apoio da família e dos amigos, e de uma rotina de descanso sem deixar de lado os momentos de lazer, também faz parte da preparação para a maratona de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE).

Neste domingo (3), 27.555 alunos do 1º ano e  21.334 alunos do 2º ano do ensino médio vão participar das etapas do SSA1 e SSA2, respectivamente. No primeiro dia de prova, eles vão responder a 45 questões objetivas distribuídas nas áreas de conhecimento de Linguagem e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os estudantes do SSA 1 farão as provas no horário da manhã, das 8h15 às 12h15, e os portões fecham, impreterivelmente, às 8h. Já os estudantes do SSA 2 farão as provas no horário da tarde, das 14h30 às 18h30, neste caso os portões fecham, impreterivelmente, às 14h15.

VÉSPERA DAS PROVAS

Importante destacar que os candidatos inscritos no vestibular seriado da UPE vão responder a questões com conteúdos específicos da série estudada. Sobre o que fazer às vésperas das provas, a psicóloga do Colégio Saber Viver, Joana Lins, explica que assim como ocorreu no Enem, o que poderia ter sido construído no processo de aprendizagem, já foi feito até aqui.

"É importante que o aluno confie nesse processo e entenda que não só nesse momento, mas no ano inteiro ele sempre foi um ser integral que além de intelectual ele também é relacionamento, hobbie e tem outros interesses na vida. Então é importante que nestes últimos dias, o foco voltado para o SSA seja de uma revisão orientada por professores e no mais fomente essa tranquilidade", explicou Joana. 

Na hora da prova, a psicóloga também orienta que os estudantes busquem fazer técnicas de respiração, não fixe apenas nas perguntas que estão mais difíceis de serem respondidas. "Para que aos poucos ele possa focar em outras questões que ele sabe e a memória possa ajudá-lo a trazer à tona aquele conhecimento que está lá", completou a especialista. 

Divulgação
Na reta final do SSA da UPE, os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio devem ter uma rotina mais leve e uma boa alimentação para o dia da prova - Divulgação

O QUE ESPERAR DOS CONTEÚDOS

Para os alunos que estão no 1º ano e vão fazer o SSA, a professora de Língua Portuguesa Nathalia Rodrigues, explica que a prova é contextualizada e o "fio condutor" dessa questões deverá ser questões como desigualdade social e a questão da mulher no século 21, podem ser abordadas na área de Linguagens.

"Quando penso em interpretação de texto, literatura e análise linguística, a prova vai tentar integrar esses componentes. O aluno vai interpretar gêneros discursivos e literários, e vai resolver questões de intertextualidade, de funções da linguagem. A UPE geralmente traz uma mesma questão em que ela vai perguntar os níveis de formalidade ou até sobre a norma de prestígio", explicou professora do Colégio Saber Viver.

Para os alunos que vão fazer o SSA2, a professora Marta Costa, da Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, explica que é característico do vestibular seriado a mistura de textos de vários gêneros.

"Os alunos precisam prestar atenção para a intertextualidade. O SSA pode exigir comparações entre o tratamento dado pela gramática normativa e os usos sociais da língua. Quanto aos textos literários, atente para a presença feminina na literatura. Reveja Maria Firmina dos Reis, Júlia Lopes de Almeida e Francisca Júlia", explicou a docente.

Marta também busca tranquilizar os estudantes, principalmente aqueles que não se saíram tão bem na primeira etapa do SSA. "Se o aluno não foi bom devido, por exemplo, a falta de experiência ou as dificuldades de um ensino fundamental durante a pandemia, a segunda fase é uma oportunidade de virar a chave e de melhorar a nota", disse a professora.

A professora de História, da ETE Dom Bosco, Pâmela Camelo, destacou que entre os assuntos abordados no SSA2 referente a sua disciplina, é importante os candidatos ficarem atentos "a questões relacionadas a Colonização, Mercantilismo, Iluminismo, Revolução Industrial, Brasil Império. E ao citar Brasil, é válido estudar a Revolução de 1817 e Confederação do Equador. O SSA geralmente apresenta questões com enfoque em Pernambuco", disse Pâmela. 

A chance de melhorar o desempenho também é reforçado pela professora de História. "A nota do estudante vai evoluindo com o passar dos anos, à medida que nossos alunos desenvolvem habilidades ao resolver questões e ganham maturidade, evoluem exponencialmente. É muito comum inclusive que a melhor nota do estudante seja no SSA 3, isso é resultado da evolução e maturidade desenvolvida pelo discente ao longo dos três anos", avaliou.

AFINIDADE COM AS ÁREAS DESTE DOMINGO

A aluna da ETE Dom Bosco, Larissa Vitória Carvalho da Silva, do 2º ano,  quer fazer o curso de Publicidade e tem divido sua rotina de estudos alternando o foco entre as áreas de Humanas, Exatas e Ciências.

"Ter feito o SSA no ano passado, nos faz ter um pouco da prática de como é a prova. Estou um pouco mais preparada sobre o tempo de prova e como são resolvidas as questões. Por ter mais facilidade com a área de Linguagens e Humanas, acho que vai ser a prova que vou me sair muito bem", disse a estudante de 17 anos. 

O estudante Lucas Alves, também do 2º ano, quer cursar Administração e dedicou o tempo livre no caminho para a escola para ver vídeos com questões relacionadas ao SSA. Ele contou que nos intervalos, buscava resolver as questões mais específicas. 

"A prova ano passado a princípio foi um pouco difícil porque eu nunca tive a experiência como aquela de fazer uma prova com aquele nível. Fiquei nervoso, mas sei que tudo foi uma preparação. Então, acredito que o que pode me ajudar a fazer o SSA2 é ter um pouco mais de confiança", disse o jovem que também é aluno da ETE Dom Bosco.

Tags

Autor