NOVIDADES

Mais novidades: Colégio Saber Viver abre vagas para nova turma da 2ª série do ensino médio em 2024

Firmes no ensino médio e no compromisso de educação para toda a vida, o colégio faz um balanço sobre as realizações deste ano e planeja os próximos passos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 13/12/2023 às 14:46 | Atualizado em 13/12/2023 às 15:45
Patrocinada
X

A educação representa um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico de um país. Em meio a este desafio, existem instituições de ensino que desempenham um papel crucial na formação humana que vai além das disciplinas escolares, é uma educação para toda a vida.

Um exemplo é o Colégio Saber Viver, que há 38 anos pensa e respira educação, concentra suas turmas nos ensinos infantil e fundamental e é reconhecido por sua excelência.

Em resposta à crescente demanda por uma formação completa e de qualidade em todas as séries, em 2023 a instituição de ensino expandiu as atividades e incluiu o ensino médio, inicialmente apenas com a turma da 1ª série e o planejamento de novas turmas nos próximos anos.

Para Alena Nobre, diretora pedagógica do colégio foi um ano tão desafiador quanto gratificante e a sensação de toda a equipe é de missão cumprida.

"Foram muitas escutas e orientações, um trabalho de proximidade respeitosa, cuidadosa e humanizada dos professores com os estudantes que passaram pelo processo de transição, do fundamental para o médio, entendendo a responsabilidade que é este novo momento. Os estudantes fizeram provas como Enem e SSA, que são provas que decidem a vida deles, mas tentamos trazer isso como um ponto de maturidade e crescimento para eles", pontua a diretora.

Gabriel Ferreira/JC Imagem
Área de lazer do Colégio Saber Viver - Gabriel Ferreira/JC Imagem

A fim de proporcionar aos estudantes uma melhor experiência de aprendizagem, as turmas são compostas por no máximo, 25 alunos. Além disso, a sala de aula conta com um um espaço amplo para melhor distribuição das carteiras, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável para todos.

No ensino médio, os estudantes têm dois dias de educação em tempo integral, sempre às terças e quintas. A carga horária é mais ampla e contribui para que revisem os conteúdos, se preparem para o Enem e outros vestibulares com mais segurança.

"Toda essa preparação deixa eles realmente confortáveis para fazer qualquer uma das 2 provas e já fazer O SSA 2 no final do ano de 2024 com tranquilidade e segurança. Os meninos se saíram muito bem na prova deste ano, então a gente só tá acrescentando, ampliando e melhorando cada vez mais as estratégias que já foram muito funcionais em 2023 para reaplicar no próximo ano", pontua Alena.

Novidades

Em 2024 o colégio dá continuidade às turmas da 1ª série e seguindo o planejamento, abre vagas para a formação da 2ª série do ensino médio.

Este ano também foi marcado pela inauguração da segunda parte da obra do ensino médio que está  proporcionando, aos estudantes e à equipe pedagógica, uma estrutura mais moderna e com espaços mais amplos.

Com projeto arquitetônico de Sandra Brandão, a unidade oferece um espaço amplo, com praça arborizada, quadra de futebol de areia, refeitório, sala de atividades multifuncional, co-living externo para relaxamento entre as aulas e co-lounge com biblioteca para leitura e sala de produção de videocast tudo pensado cuidadosamente pra que favoreça a aprendizagem dos estudantes.

Gabriel Ferreira/JC Imagem
Fachada da nova entrada da unidade 3 do Colégio Saber Viver - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Corredor de acesso à catraca e reconhecimento facial para acesso ao Colégio - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Um dos diferenciais do Saber Viver é a formação integral do estudante, incluindo não apenas conhecimentos cognitivos, mas também aspectos socioemocionais, intrapessoais e interpessoais. - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Fachada do Colégio Saber Viver - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Área de lazer do Colégio Saber Viver - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Área de lazer do Colégio Saber Viver - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Secretaria do Ensino Médio no Colégio Saber Viver - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Área de descompressão - Gabriel Ferreira/JC Imagem
Gabriel Ferreira/JC Imagem
Área de lazer - Gabriel Ferreira/JC Imagem

Agora, após uma transformação nas estruturas física e de ensino, a instituição está pronta para receber novas turmas do Ensino Médio.

No Médio, a instituição prevê que o aluno entenda a aplicabilidade do conhecimento que está na escola com o mundo, de modo que este aluno seja um cidadão ativo, atuante e construtor de uma sociedade melhor.

Um dos diferenciais do Saber Viver é a formação integral do estudante, incluindo não apenas conhecimentos cognitivos, mas também aspectos socioemocionais, intrapessoais e interpessoais.

O que dizem os estudantes? 

Os estudantes Davi Melo e Ana Beatriz do 1° A abriram o coração e falaram sobre suas experiências e aprendizados no Saber Viver. Tem spoiler! Eles mostraram como ficou a nova estrutura. Confira.

 

"A gente tá muito feliz e tem certeza que eles vão continuar se dando bem e arrasando na 2ª série. Estamos prontos para receber essa turma nova que tá chegando do 9º ano para a 1ª série, tanto de alunos novatos quanto de alunos que já são veteranos e que já conhecem nosso método de ensino", afirma Alena Nobre, diretora pedagógica

Relação família e escola

Arquivo pessoal/Adriana Batista
Adriana Batista afirma estar satisfeita com a escola. "Tem uma excelente proposta de ensino aprendizagem e ainda abraça os estudantes como seus filhos" - Arquivo pessoal/Adriana Batista

Essa transição não apenas reflete a visão progressista do colégio em busca de oferecer uma educação contínua, mas também ressalta a importância de preparar os estudantes para os desafios acadêmicos e profissionais que os aguardam, mas com apoio e base emocional escolar e familiar bem estabelecidas.

O compromisso do Colégio Saber Viver, em abraçar todas as etapas da formação educacional, reflete a compreensão da vitalidade do ensino como ferramenta transformadora na construção de um futuro promissor para os jovens brasileiros.

No Colégio Saber Viver há uma grande interação da equipe pedagógica com as famílias dos estudantes que estão na fase de transição do fundamental para o médio.

"A gente está cuidando dessas famílias do 9° ano. Começamos cedinho a cuidar disso, ensinando e mostrando a eles o quanto o equilíbrio físico e mental é importante pra dar conta dessa maratona de estudos e mudanças", diz a diretora pedagógica. 

Educação para toda a vida

Jailton Jr./JC Imagem
A equipe de psicologia do Colégio Saber Viver começou a atuar com os alunos para que eles possam estar preparados e conscientes dos desafios lançados pelo Ensino Médio. - Jailton Jr./JC Imagem

Em 2023, a grande novidade do Colégio Saber Viver foi a chegada do Ensino Médio na instituição e a formação da turma de 1° série do Ensino Médio. A instituição deu um novo passo com a atualização da marca e as reformas da sua nova estrutura física.

O colégio tem uma proposta pedagógica sociointeracionista, que valoriza a interação do estudante com as pessoas e com o mundo, construindo, assim, memórias afetivas e uma estrutura emocional, importantes para a vida adulta.

Para 2024 os planos são continuar crescendo e mantendo e lado humano de quem sabe viver. Com a inauguração da Unidade 3, estão abertas as inscrições para as novas turmas da 1° e 2° série do Ensino Médio no Colégio Saber Viver.

Tags

Autor