Com participação de escolas, Paulista assina convênio e lança Programa Esse Rio é Meu
Com a implementação do programa na cidade, cerca de 21 mil estudantes e 977 docentes atuarão na iniciativa
Com objetivo de fomentar a preservação dos rios, 58 escolas municipais do Paulista vão integrar uma ação educativa de recuperação dos rios Timbó e Paratibe. A assinatura do convênio A assinatura do convênio entre a Prefeitura do Paulista e a organização planetapontocom ocorreu, nesta quarta-feira (6), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).
Em Paulista, o "Programa Esse Rio é Meu" é fruto de uma integração das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca; e Secretaria de Educação.
Com a implementação do programa na cidade, cerca de 21 mil estudantes e 977 docentes atuarão na iniciativa. Além de Paulista, o programa atua em outros cinco municípios: Rio de Janeiro, Cabo Frio e Cachoeiras de Macacu (RJ), em Jacareí (SP) e Itabira (MG).
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Para a planetapontocom, a educação é a ferramenta mais poderosa de transformação social e, quando trabalhada aliada a uma causa, como a recuperação e conservação dos rios, ganha um propósito ainda maior.
A organização ressalta que o projeto é muito além do que uma iniciativa ambiental, que busca desenvolver o protagonismo das crianças e adolescentes desde cedo, resultando em estudantes mais engajados e motivados a aprender e transformar seus bairros.
Durante o evento, a presidente da organização planetapontocom, Silvana Gontijo, destacou que a causa mais apontada por 72% dos estudantes em uma pesquisa realizada com 4 mil professores no Brasil, era a questão hídrica. Esse dado foi importante e contribuiu para a criação do projeto.
“Foi aí que pensamos numa atividade prática, como a despoluição dos rios. Aqui em Paulista, a gente começa agora uma etapa nova de implementação. Para isso, todos os recursos da instituição estão a postos para atender o município, para que a gente comece, rapidamente, a recuperar os dois rios: o Timbó e o Paratibe”, explicou.
AÇÕES VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES
Em Paulista, as ações propostas na Secretaria de Educação serão voltadas para os estudantes, professores, gestores, técnicos da Secretaria e a comunidade ribeirinha. Além das 58 escolas, a gestão municipal irá trabalhar também com as comunidades, para mobilizar e estimular os estudantes pela preservação ambiental do município.
"Nosso papel é botar o pé na estrada, buscar parcerias, empresários. Vamos transformar a vida das pessoas, fazendo um mundo melhor, como vimos aqui as crianças e adolescentes nessa luta por um mundo melhor. Esse Rio é Nosso”, concluiu o prefeito Yves Ribeiro.