RUMO AO FUTURO

Qual momento ideal para mudar a escola dos filhos? Entenda como dar esse passo com segurança

Optar por mudar de escola não precisa ser um desafio. O apoio da família e da nova escola são essenciais para que as mudanças sejam vivenciadas de forma mais leve, tanto para o estudante quanto para todas as pessoas envolvidas. Confira algumas dicas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 27/12/2023 às 13:01
Patrocinada
X

A decisão de mudar a escola dos filhos é um importante passo na jornada educacional que deve ser  cuidadosamente considerada. Esse processo, quando conduzido com tranquilidade, segurança e um apoio excepcional, pode proporcionar uma transição suave e positiva.

A mudança de ambiente escolar pode acarretar num misto de emoções nos estudantes, desde ansiedade até a empolgação. Por isso, é essencial oferecer todo o apoio necessário, envolver os filhos no diálogo bem como ouvir suas possíveis preocupações e aspirações.

Proporcionar um ambiente de aprendizado seguro e respeitoso, estabelecendo canais abertos de comunicação são elementos ajudam a garantir que a mudança seja uma experiência enriquecedora e positiva.

Para Joana Lins, psicóloga do Colégio Saber Viver, ao mudar de escola, as crianças e adolescentes experienciam mudanças sociais e pedagógicas. Elas serão convocadas a criar novos vínculos e a conhecer e responder a novas demandas escolares.

"É importante, portanto, que a escola ofereça um suporte nessa adaptação, promovendo momentos e ações que propiciem que esse novo aluno conheça os novos colegas. As estratégias envolvem desde o primeiro contato da família com a equipe, que serve para que escola e a criança/família se conheçam, desde o cotidiano da rotina escolar, que por meio de atividades de integração e direcionamentos dos professores em sala de aula", pontua.

Devem ainda, "buscar sempre oportunizar que o aluno conviva com os outros: que tenham atividades colaborativas, bem como brincadeiras em comum. Desse modo, diminuímos as chances de isolamento desse estudante", completa a psicóloga.

Cada criança e adolescente conseguirá atender às novas demandas em seu próprio tempo, cabendo à escola buscar facilitar e negociar meios para que esse estudante e a escola possam trilhar um caminho de ensino-aprendizagem profícuo para ambos.

Mudança com segurança

Jailton JR./JC Imagem
No Colégio Saber Viver, que tem uma metodologia de educação para toda a vida, a partir de 2024, a instituição terá turmas do 1° e 2° ano do ensino médio. - Jailton JR./JC Imagem

Aqui estão alguns pontos a serem considerados ao decidir o momento ideal e como realizar essa mudança escolar com segurança:

  • Motivação para a mudança

Seja claro sobre por que você está considerando a troca de escola e se essas razões são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico e social de seus filhos.

  • Avaliação do desempenho atual

Se houver preocupações persistentes, é importante abordá-las antes de tomar a decisão de mudar.

  • Comunicação aberta

Converse e converse. As crianças e adolescentes podem ter sentimentos e preocupações que devem ser considerados. 

  • Pesquisa sobre novas opções

Avalie a metodologia, as atividades extracurriculares, a reputação da escola, a qualidade dos professores e a cultura escolar. Considere visitar as escolas em potencial para ter uma ideia do ambiente.

  • No tempo certo 

Mudar no final do ano letivo ou logo no início do ano pode ser mais tranquilos para os estudantes.

  • Transição gradual

Isso pode incluir visitas à nova escola, participação em eventos ou atividades antes da mudança oficial. 

  • Apoio emocional

A mudança de escola pode ser emocionalmente desafiadora. Esteja preparado para oferecer apoio emocional e incentive a expressão de sentimentos durante esse período de transição.

  • Avaliação contínua

Após a mudança, monitore o progresso de seus filhos na nova escola. Esteja atento a qualquer sinal de desconforto ou problemas de adaptação e aborde-os prontamente.

Dicas para os pais

Guga Matos  / JC Imagem
A aluna Laura Paes, do Colégio Saber Viver, conquistou o 1º lugar nacional do nível Teta da OBRL - Guga Matos / JC Imagem

É normal que os pais tenham receio de que os filhos não façam novos amigos, ou que não se adaptem à nova proposta pedagógica. O problema é se esse medo se tornar maior do que deveria ao imaginarem que ele ou ela não conseguirá ou que será difícil demais. Isso coloca o estudante, diante da família, numa posição de alguém incapaz de lidar com novos desafios.

"É essencial que os pais acreditem que seus filhos são capazes de lidar com mudanças. É possível que muitos deles precisem de suporte emocional e técnico-acadêmico nesse processo, que deve ser dado tanto pela família quanto pela escola. Precisar de ajuda é natural mesmo", diz Joana Lins, psicóloga do Colégio Saber Viver. 

O diálogo e a construção de estratégias individuais e grupais são essenciais. Desde a sua primeira visita à escola, é preciso que a equipe conheça aquele novo aluno, sua família e a história da sua relação com a aprendizagem. A partir disso, é possível entender se a realidade já oferecida pela escola atualmente dá conta daquelas necessidades ou se a equipe traçará, junto com o aluno, estratégias mais específicas que o contemplem.

"Esse diálogo resolutivo, aliado à ações cotidianas implementadas tanto pelo corpo de professores quanto pela equipe técnica, as quais visam uma maior integração de alunos novos e antigos por meio de atividades colaborativas tendem a trazer tranquilidade aos pais e alunos, por permitirem que eles experimentem de fato uma integração à nova escola e, por isso, se sintam acolhidos e vistos", afirma Joana. 

Educação para toda a vida

Guga Matos  / JC Imagem
Colégio Saber Viver conquistou 15 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico - Guga Matos / JC Imagem

 O Colégio, que tem 38 anos de história, trabalha com a metodologia ensino de educação para toda a vida. Referência no Ensino Infantil e Fundamental, em 2023 a instituição passou a contar com turmas da 1° série do Ensino Médio.

Com a alta adesão de novos estudantes e um corpo docente de especialistas, o Ensino Médio no Colégio Saber Viver é um sucesso. Em setembro, eles inauguraram a Unidade 3 com uma estrutura completa para os estudantes do Ensino Médio.

Para 2024, o Colégio Saber Viver inaugura as turmas da 2° série do Ensino Médio. As matrículas estão abertas. Mais informações no site

Tags

Autor