SISU 2024

SISU 2024: Veja o que muda com a nova Lei de Cotas

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição por ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 28/12/2023 às 11:37 | Atualizado em 28/12/2023 às 11:40
Notícia
X

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão ansiosos pelo resultado da prova, além das datas de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Uma questão que gera dúvida entre muitos desses candidatos é o que muda no Sisu com a nova Lei de Cotas, que começa a valer em janeiro de 2024.

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem

CALENDÁRIO DO ENEM 2023

  • Provas: 5 e 12 de novembro;
  • Gabaritos: 24 de novembro;
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024.

O que muda no Sisu com a nova Lei de Cotas?

A partir de 2024, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem em primeiro lugar, para as vagas ofertadas na modalidade de ampla concorrência, independentemente de atenderem aos critérios exigidos para os cotistas.

Assim, os desempenhos dos estudantes que atingem pontuações elevadas são reconhecidos de maneira igualitária, sem discriminação. Por sua vez, as vagas reservadas por meio da Lei de Cotas e das políticas de ações afirmativas nas instituições de ensino serão destinadas de forma justa aos candidatos que verdadeiramente necessitam de medidas compensatórias para ingressar no ensino superior.

O objetivo é promover maior equidade no acesso ao ensino superior, segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho. “Nós precisamos aprimorar cada vez mais nossa política de educação superior e ampliar o alcance dos programas do MEC, não só de acesso, mas também de permanência no ensino superior”, afirma.

Fonte: MEC

Tags

Autor