EDUCAÇÃO

Volta às aulas: Veja dicas de como preparar as crianças para a nova rotina escolar

É comum que durante as férias a rotina das crianças tenha alterações. Com o retorno às aulas, é necessário readaptar o cotidiano

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 30/01/2024 às 11:37 | Atualizado em 02/02/2024 às 9:59
Patrocinada
X

Se janeiro é sinônimo de férias, fevereiro representa a volta às aulas dos estudantes. Após o período de recesso escolar, é chegada a hora de iniciar o ano letivo.

No calendário letivo escolar 2024, as aulas retornam ainda em janeiro. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, o primeiro semestre iniciou na segunda-feira, 29/01.

volta às aulas representa um momento emocionante e desafiador para as crianças, pois marca o retorno a rotina e a interação com colegas e professores.

É importante ter uma boa rotina

Preparar as crianças para essa transição é crucial para garantir uma volta mais tranquila. Comece estabelecendo uma rotina consistente, algumas semanas antes do início das aulas, reajustando gradualmente os horários de sono e refeições.

Atividades lúdicas, como visitas à escola ou a exploração de materiais escolares ajudam a criar uma atmosfera positiva. Reforce a importância da aprendizagem, destacando os aspectos empolgantes e as novas oportunidades que a escola oferece.

Estabelecer comunicação

É muito importante que os pais conversem sobre as expectativas e emoções que podem surgir, incentivando a expressão de sentimentos e a resolução de eventuais preocupações.

Manter um diálogo aberto com os professores também é fundamental para estar ciente das dinâmicas da sala de aula. Ao adotar essas práticas, os pais e responsáveis contribuem para que as crianças encarem o retorno às aulas com muito mais entusiasmo e confiança.

Dicas de alimentação

Divulgação/Arquivo Pessoal
A nutricionista Bárbara Godoi ao lado da estudante após prepararem juntas um suco de couve folha. - Divulgação/Arquivo Pessoal

Os pais devem ficar atentos às escolhas dos alimentos para os seus filhos. Ter uma alimentação saudável contribui no desenvolvimento e crescimento das crianças, além de ajudar a prevenir doenças como diabetes, obesidade, anemia e pressão alta, por exemplo. 

A alimentação saudável é um dos pilares para o crescimento e desenvolvimento adequado, para cada fase da criança, e na melhor prevenção de doenças no futuro.

Estimular o consumo de frutas e alimentos naturais, explorando a criatividade, contribui para o melhor aporte de energia e nutrientes necessários para cada faixa etária

Os pais tem um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares de seus filhos, eles são os responsáveis por criar um ambiente familiar em que a criança fará suas refeições.

Divulgação/Arquivo Pessoal
As crianças têm aulas sobre os alimentos em sala de aula. - Divulgação/Arquivo Pessoal

Para a nutricionista do Colégio Saber Viver, Bárbara Godoi "Muitas famílias pensam que deixar a alimentação mais atrativa requer muito tempo, mas na verdade, com apenas uma associação de um personagem, uma forminha colorida ou uma fruta com outra apresentação já pode deixar a alimentação mais divertida para os pequenos", afirma.

Organizar a rotina alimentar é o segredo para proporcionar uma alimentação saudável e equilibrada para as crianças. Bárbara Godoi explica que um importante passo é planejar o cardápio semanal.

"Deixar a criança participar das preparações, dando a autonomia de acordo com a faixa etária, incentivando e encorajado a experimentar novos alimentos é uma importante começo", completa a nutricionista do Colégio Saber Viver. 

Escola como aliada

No Colégio Saber Viver, no primeiro dia de aula, os estudantes são recepcionados por toda a equipe pedagógica da escola, que acolhe as crianças e tranquiliza os pais neste momento de recomeços.

O colégio tem uma participação muito importante na alimentação dos seus alunos.

"No Saber Viver estamos sempre incentivando e mudando a forma de preparo dos alimentos para deixar mais atrativo, pois estamos cientes o quanto a alimentação influência no desempenho escolar das crianças", conclui Bárbara Godói.

Educação para toda a vida

Guga Matos  / JC Imagem
Colégio Saber Viver conquistou 15 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico - Guga Matos / JC Imagem

Em 2023, a grande novidade do Colégio Saber Viver foi a chegada do Ensino Médio na instituição e a formação da turma de 1° série do Ensino Médio. A instituição deu um novo passo com a atualização da marca e as reformas da sua nova estrutura física.

O colégio tem uma proposta pedagógica sociointeracionista, que valoriza a interação do estudante com as pessoas e com o mundo, construindo, assim, memórias afetivas e uma estrutura emocional, importantes para a vida adulta.

Agora em 2024 os planos seguem à todo vapor: continuar crescendo e mantendo o lado humano de quem sabe viver. Com a inauguração da Unidade 3, seguem abertas as inscrições para as novas turmas da 1° e 2° série do Ensino Médio no Colégio Saber Viver.

Tags

Autor