Enem 2023: resultados são divulgados de que horas? Confira!
Veja informações sobre o Enem 2023
Muita ansiedade! Estudantes querem saber as notas alcançadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os resultados serão divulgados nesta terça-feira (16/01), no portal do participante, no site do INEP.
Para visualizar as notas, é imprescindível acessar a Página do Participante utilizando o login único da plataforma gov.br.
No caso de o participante não recordar a senha cadastrada, é viável recuperá-la seguindo alguns passos. Ao acessar a página acesso.gov.br, basta inserir o CPF e clicar em "Avançar".
Em seguida, é preciso selecionar a opção "Esqueci minha senha", escolher um dos métodos de recuperação disponíveis, preencher as informações solicitadas e gerar uma nova senha.
Veja como é feito o cálculo da nota do Enem
Que horas sai o resultado do Enem 2023?
Previsto para o dia 16/01, conforme divulgado pelo próprio INEP, é bom ficar atento. Pois, como o instituto não divulgou horário, a partir de qualquer momento da terça-feira, a divulgação de notas pode ocorrer.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.