Enem 2023: conheça os pernambucanos que tiraram nota mil na redação
Dos 60 candidatos que tiraram nota mil na redação do Enem, 25 são da região Nordeste
O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou que dos 60 candidatos que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, 25 deles são da região Nordeste.
Dentre os estados que se destacaram estão o Piauí e o Rio Grande do Norte, com seis candidatos cada; Bahia e Ceará, com quatro notas máximas; Sergipe com três candidatos que alcançaram nota mil; e Pernambuco com dois candidatos.
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados que foram liberados nessa terça-feira (16). O Ministério da Educação reiterou que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. O Inep não divulgou o quantitativo de redações que foram zeradas nesta edição.
NOTA MIL NÃO ERA ESPERADA
Natural do município de Escada, na região da Mata Sul do estado, o jovem Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, foi um dos pernambucanos que alcançaram a nota máxima na redação do Enem. Com o sonho de ser professor, Igor quer ingressar no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou na Universidade de Pernambuco.
“Estou muito realizado. Eu era aquele aluno que estudava para o Enem, mas não era uma coisa focada. Eu pensava que iria tirar 600, 700. Aí pensei, minha redação não vai vir com aquelas notas altas, mas também não vai ser nota baixa”, disse o jovem jovem nas redes sociais do Fábrica Concursos. Ele revelou que quem viu sua nota primeiro, foi a sua namorada, e que ficou surpreso com o resultado.
MÉTODO PRÓPRIO
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora de redação há mais de 10 anos, Lilian Carvalho, de 30 anos, também tirou nota mil no Enem 2023. Ela explicou que fez a redação baseada em um método próprio chamado de “Redação Autoexplicativa”.
“Eu trabalho há muito tempo com redação e sempre me interessei em analisar e estudar as redações que tiraram nota mil. Foi quando entendi quais eram as semelhanças e o que fazia uma redação tirar 960 e outra mil. Então, criei meu curso online e ensinei para os meus alunos esse método. Todos eles tiraram acima de 900”, explicou a professora, em conversa com o JC.
Lilian Carvalho teve que dar uma pausa no curso online para assumir a gestão de uma escola, mas deverá retomar as aulas preparatórias de redação a partir da próxima semana. A professora ressaltou que a redação precisa ser muito clara e didática, então é importante que o candidato coloque o seu repertório no texto, use referências filosóficas e não deixe o texto com pontas soltas.
No Enem 2023 os participantes redigiram um texto sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
“Achei o tema super pertinente e que precisa ser debatido, como gosto muito de falar sobre esse assunto, o tema ajudou muito. O tema do Enem pode ser imprevisível, então é importante que o candidato estude o eixo temático. Não existe uma fórmula mágica, tudo vai depender da dedicação do aluno. Identificar os seus pontos fortes, para fortalecer ainda mais, e os pontos fracos para melhorá-los”, afirmou a professora de redação.