Volta às aulas: pais devem ficar atentos ao período de efetivação de matrículas da rede pública de ensino
O prazo de inscrição online da segunda rodada do cadastro escolar voltado para estudantes novatos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual, se encerra nesta segunda-feira (22)
Com a proximidade do início do ano letivo 2024, os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao período de realização e efetivação de matrículas dos estudantes rede pública de ensino de Pernambuco.
O prazo de inscrição online da segunda rodada do cadastro escolar voltado para estudantes novatos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual, se encerra nesta segunda-feira (22). Os interessados devem acessar o site www.matricularapida.pe.gov.br para fazer o cadastro.
Ao todo, estão disponíveis 65.922 vagas, sendo 8.475 para Recife, 15.626 nos demais municípios da Região Metropolitana e 41.821 para o interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Essas vagas voltaram para o sistema após a primeira rodada de matrícula, que aconteceu entre os dias 22 de novembro a 26 de dezembro, mas não foram confirmadas no período da efetivação.
A secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, reforçou que há vagas em todas as gerências regionais do Estado. As aulas nas escolas estaduais começam no dia 5 de fevereiro.
“Nós já oferecemos na verdade, mais de 170 mil vagas, mas a gente sabe que tem o acolhimento que nós fazemos dos estudantes dos municípios. Então a gente tem aí mais de 77 mil vagas que foram disponibilizadas e destas, 70% ainda não foram preenchidas .Então fazemos esse apelo aos estudantes do ensino regular, e um apelo bem especial para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, declarou a gestora, em participação no Debate da Super Manhã, da Rádio Jornal, na última quarta-feira (17).
Segundo Ivaneide, é necessário que estes estudantes dessa modalidade possam voltar para as salas de aula. “Pernambuco vai estar oferecendo este ano, o Trilha Tec. São 19 mil vagas de cursos técnicos de 40h até 200h. Esse é o grande incentivo porque precisamos ampliar o acesso destes estudantes. A gente também faz um apelo aos municípios que também têm colaborado com essa questão do ensino para os jovens e adultos”, afirmou Ivaneide.
Os detalhes sobre como o programa "Trilha Tec." irá funcionar ainda serão divulgados pela Secretaria de Educação e Esportes.
MATRÍCULAS NO RECIFE
No Recife, foram ofertadas 22.378 vagas divididas entre Educação Infantil (11.271), Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6.427), Anos Finais do Ensino Fundamental (1.339) e Educação de Jovens e Adultos (3.341).
Neste momento, as unidades de ensino estão no período de busca das 1.600 famílias que não efetivaram as matrículas nas creches da rede municipal. Após esse período, a partir do dia 29 de janeiro, será aberto um novo processo de matrículas para essas vagas remanescentes.
“Que etapa nós vamos iniciar agora? Nós temos dois tipos de famílias: a família que não foi confirmar a vaga, ou seja, elas disseram no início do ano que queriam a vaga, mas não foram entregar a documentação nas escolas para fazer essa efetivação da vaga. Muitas vezes, por questão de desconhecimento elas perdiam as vagas, mas tomamos a iniciativa agora das escolas entrarem em contato com essas famílias para que elas venham fazer essa confirmação”, explicou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, que também participou do Debate da Super Manhã da Rádio Jornal.
“As escolas estão fazendo contato com as famílias que estão na nossa lista de cadastro para poder ofertar todas as vagas. Aqueles que disseram que queriam a vaga e não entregaram a documentação, ainda podem ir na escola fazer essa entrega. Em paralelo, a gente vai fazer o contato com família por família, onde a gente já tem a sugestão de novas vagas em outras escolas, para darmos sequência a esse processo”, afirmou o gestor municipal.
A rede municipal do Recife disponibiliza três canais para o acompanhamento das matrículas: matriculaonline.recife.pe.gov.br, portaldaeducação.recife.pe.gov.br e o Conecta Recife. As aulas nas escolas da capital pernambucana começam no dia 5 de fevereiro.
ETAPA DE MATRÍCULAS EM JABOATÃO
No município de Jaboatão dos Guararapes, foram disponibilizadas 11 mil vagas para os alunos da rede municipal. De acordo com a Secretaria de Educação, houve um aumento de aproximadamente 20% com relação ao ano passado, que teve 9,2 mil vagas. Neste ano, 4.791 vagas já foram preenchidas, mas as matrículas continuam sendo efetuadas nas escolas.
Durante entrevista no Debate da Super Manhã, secretária de Educação, Yany Jardim, explicou que a primeira etapa consistiu no processo de matrícula de irmãos, na mesma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes, desde que a instituição ofereça turmas do mesmo nível educacional pretendido, segundo a Lei municipal (Nº 1.558/2023).
Já o segundo momento foi dedicado aos alunos novatos, e agora, as vagas que “sobraram”. “Quem fez a matrícula online, nós encerramos o período de entrega da documentação no dia 12 de janeiro. Agora estamos iniciando o levantamento das vagas remanescentes e elas vão para os balcões das escolas. As unidades de ensino vão estar fazendo esse atendimento diretamente com as famílias”, explicou a secretária. O inicio das aulas será no dia 6 de fevereiro.
Os pais ou responsáveis que tiverem dúvidas podem acionar o Disk Matrícula de Jaboatão através do Whastapp (81) 9.8779-4172.