Em Macaparana, ônibus escolar cai em ribanceira e deixa 19 pessoas feridas
O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quinta-feira (22) para fazer o resgate das vítimas
*Com informações do repórter Emerson Pereira, da TV Jornal
Um ônibus escolar caiu em uma ribanceira, na estrada de Lagoa Grande, localizada na área rural do município de Macaparana, na Zona da Mata Norte. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (22). Dos 30 passageiros que estavam no veículo, entre estudantes e acompanhantes, 19 precisaram de atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informou, por meio de nota, que foi acionado por volta das 7h20 para um sinistro de trânsito envolvendo um ônibus escolar. No local, a equipe do CBMPE encontrou uma mulher de 54 anos presa às ferragens. Ela foi resgatada “consciente, orientada e sem sequelas graves aparentes”, e conduzida para a Unidade Mista Joaquim Francisco de Melo Cavalcanti.
As demais vítimas também foram encaminhadas para o hospital municipal, mas oito pessoas precisaram ser transferidas para unidades de referência no Recife. Uma gestante foi atendida no Hospital Barão de Lucena, enquanto quatro vítimas com fraturas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração. E três pessoas precisaram ser transferidas para o Hospital Getúlio Vargas.
A reportagem da TV Jornal esteve no município e conversou com Gabriel José Lopes, um dos médicos responsáveis pelo atendimento as vítimas do acidente. “No primeiro momento todos estavam estáveis, só tiveram mais ferimentos leves e escoriações. Nenhum estava gravemente ferido”, afirmou o médico. Ele também explicou que três pessoas ainda se encontravam em observação na unidade mista, mas com o quadro de saúde estável.
A secretária de Saúde de Macaparana, Aline Cabral, também conversou com a equipe do TV Jornal Meio-Dia e deu mais detalhes sobre o socorro às vítimas. “Nós acionamos toda a nossa rede de saúde. Hoje nós contamos com dois médicos plantonistas e diante dessa situação, nós abrimos a rede e acionamos mais quatro médicos para dar apoio, 10 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem, para ampliar a capacidade operacional do nosso município e garantir uma assistência de qualidade às famílias que precisavam de atendimento”, afirmou a secretária.
ÔNIBUS SEGUIA PARA O CENTRO DE MACAPARANA
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas segundo informações apuradas pela reportagem da TV Jornal, o motorista teria perdido o controle do ônibus escolar, em uma curva na estrada de Lagoa Grande, e acabou descendo a ribanceira. No entanto, ainda não se sabe se houve um problema técnico do veículo ou alguma falha do próprio motorista, o que deverá ser apurado pelas autoridades responsáveis.
O veículo havia saído do Engenho Urussu, transportando os estudantes até a escola que fica no centro de Macaparana. No momento do sinistro de trânsito, alguns estudantes conseguiram sair pela janela, enquanto outros tiveram que ser resgatados pelos bombeiros. Moradores da região contaram que apesar da estrada ser de barro, não é comum acontecer acidentes desse tipo.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SE PRONUNCIOU SOBRE O CASO
A Secretaria Municipal de Educação afirmou, por meio de nota, que o ônibus do transporte escolar trafegava com um número menor de pessoas do que sua capacidade total. “O condutor do veículo, o Sr. Ricardo Freitas, possui a devida habilitação, categoria 'AD', para conduzir o veículo, e possui curso de formação de condutor de transporte escolar válido, conforme exigência do Tribunal de Contas e do Detran de Pernambuco”, informou a pasta.
“O veículo encontra-se com todas as manutenções em dia, segundo informações do proprietário do veículo, tendo sido feito a última revisão em janeiro de 2024, justamente prevendo o início do ano letivo. Conforme apurações iniciais pela Secretaria, tratou-se de um acidente em estrada de terraplanagem, sem vítimas em estado grave ou fatais”, explicou o comunicado.