JOGO DIGITAL

Pesquisa da UFPE recruta voluntários para participar de experimento em jogo digital contra desinformação

Game digital Meias#Verdades foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e propõe treinar usuários para reconhecer fake news

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JC

Publicado em 22/02/2024 às 23:29
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Projetado para ensinar pessoas a identificar conteúdos falsos ou distorcidos na Internet, o jogo digital Meias#Verdades aplica os conceitos da Teoria da Inoculação Psicológica, considerada a “avó” das teorias de resistência à persuasão, para estimular usuários das redes sociais a construir habilidades para identificarem desinformação e reconhecerem discursos mentirosos.

O game Meias#Verdades é fruto do estudo conduzido pela doutoranda Karoline Fernandes, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI-UFPE), sob orientação da pesquisadora Prof. Dra. Nadi Helena Presser (PPGCI-UFPE) e coorientação da Prof. Dra. Luciana Monteiro-Krebs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS).

Para participar da pesquisa, os voluntários entre 18 e 24 anos (preferencialmente brasileiros) precisam enviar um e-mail para: [email protected] e receber as instruções e acesso ao jogo. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), CAAE No. 71322223.8.0000.5208.

O design do jogo Meias#Verdades incorpora dos conceitos centrais da Teoria da Inoculação (apresentação de ameaça, contra-argumentação e refutação). Ao longo da narrativa, o jogador é apresentado às estratégias de manipulação mais comuns nas redes sociais, acompanhadas de argumentos contrários e, finalmente, sua refutação. "Ao final da aventura espera-se que o jogador construa habilidades não só para identificar a estrutura básica de uma desinformação presente nas redes sociais como também saiba argumentar sobre o porquê de aquele conteúdo ser duvidoso”, explica a pesquisadora, Karoline Fernandes.

A estética do jogo Meias#Verdades incorpora também elementos da Ferramenta de Avaliação do Design de Jogos Sérios - SGDA (Serious Game Design Assessment
Framework) - utilizada para orientar o design de um jogo em busca do seu propósito: estimular o letramento midiático da sociedade brasileira, considerando a linguagem dos jogos sérios não como uma experiência, mas como um poderoso instrumento de comunicação, pelo seu potencial de engajamento e entretenimento.

Uma vacina psicológica contra a desinformação

A Teoria da Inoculação Psicológica segue a mesma lógica de uma vacina biológica, a qual o organismo é exposto a doses enfraquecidas de um vírus para estimular a
produção de anticorpos. Essa dose controlada faz com que o sistema imunológico esteja mais bem preparado para superar qualquer ataque viral maciço, mas não é
tão forte a ponto de causar a doença por si só.

A primeira versão do protótipo contou ainda com a parceria do Meaningful Interactions Lab (Mintlab) da KU Leuven University (Bélgica), sob supervisão do Dr. David Geerts, por meio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A equipe desenvolvedora do jogo conta ainda com produção cultural e game producer de Thamyres Oliveira, ilustrações e direção criativa de Cecília Ceci e programação de Gabriel Candido.

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