ENEM 2023

Enem 2023: MEC e INEP lançam pesquisa para aprimorar próximas edições do exame

O preenchimento da pesquisa deve ser feito até o dia 8 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 27/02/2024 às 15:19 | Atualizado em 27/02/2024 às 18:11
Notícia
X

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciaram, nesta terça-feira (27), a aplicação da pesquisa “Participação dos Estudantes no Enem 2023”. O questionário, realizado com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é voltado para todos os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

O preenchimento da pesquisa deve ser feito até o dia 8 de março. Segundo o MEC, o levantamento busca aperfeiçoar o exame para as próximas edições. 

"As perguntas vão desde a preparação para a prova até a logística de deslocamento ao local de aplicação. No levantamento, também serão mensurados os motivos que levam os estudantes a não participar do exame e as expectativas para o ensino superior", informou o órgão.

Como a pesquisa vai funcionar

Todos os candidatos que se inscreveram no Enem 2023 vão receber o link da pesquisa por e-mail. Antes de iniciar o processo, o participante precisa verificar seus dados e responder à seguinte pergunta: “Você deseja participar da pesquisa ‘Participação dos Estudantes no Enem 2023’?”

Ao assinalar “SIM”, o estudante dará sequência ao questionário. Após enviar as respostas, o participante não poderá responder novamente às questões nem acessar a ferramenta. O MEC destaca que o link para participação é pessoal e intransferível.

BALANÇO DO ENEM 2023

O Enem 2023 foi realizado nos dias 5e 12 de novembro do ano passado. No entanto, cerca de 50 mil inscritos no exame foram alocados em lugares com distancia superior aos 30 quilômetros estipulados no edital. Eles puderam fazer as provoas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de 4 milhões de inscrições, mas o número de participantes efetivos foi de 2.734.100 (68%). De acordo com os resultados da aplicação, metade dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio no ano passado, participaramdo exame. Quando se observa apenas o ensino público, o número é um pouco menor: 46% dos estudantes concluintes de escolas públicas fizeram o Enem 2023.

As instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são considerados critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Tags

Autor