Dia Internacional da Mulher: Instituição de Ensino Superior recebe banco vermelho gigante
Ação tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre a violência contra a mulher
O Centro Universitário Maurício de Nassau se tornou a primeira Instituição de Ensino Superior do Brasil a receber o Banco Vermelho gigante, ação do Instituto Banco Vermelho, que tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre a violência contra a mulher.
O banco cenográfico de dois metros de altura foi inaugurado na última terça-feira (5), no Bloco A da Uninassau Graças. A peça possui um QR Code que leva a um site com informações sobre os serviços de atendimento às mulheres em Pernambuco.
“Por meio do banco vermelho, trabalhamos a questão da visibilidade e sensibilização, chamando a atenção da sociedade para a realidade de milhões de mulheres que são vítimas da violência e, muitas vezes, sofrem em silêncio. Como grupo educacional, reconhecemos a importância de sempre nos envolvermos com ações de responsabilidade social, sendo um agente de mudança na sociedade”, afirma Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional.
De acordo com Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, este é mais um passo importante para cumprimento das premissas do Instituto que são: instalações de equipamentos e implementações de iniciativas educativas e culturais em universidades, hospitais e vias públicas. “Por isso, ter a Uninassau como pioneira nesse movimento é motivo de comemoração. Que Recife seja apenas a primeira cidade. Nosso desejo é que essa parceria seja ainda mais fortalecida, contemplando os mais de 50 centros de ensino do grupo ser Educacional no País”, enfatiza.
Além da instalação do banco, cada sala de aula das Instituições mantidas pelo Ser Educacional – UNINASSAU, UNINORTE, UNAMA, UNG, UNIFAEL e UNI7 – terão uma cadeira vazia e adesivada com frases de impacto relacionadas a casos de feminicídio, fazendo alusão às mulheres que poderiam estar estudando, mas foram vítimas da violência.
“Além disso, todas as unidades irão oferecer um espaço seguro, onde serão oferecidos serviços de acolhimento psicológico as mulheres que estejam passando por alguma situação ou que estejam sentindo a necessidade de atendimento”, conta Sergio Murilo Jr.
Ser Mulher
O Ser Educacional oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas para mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa faz parte do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, o qual também oferta apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. Os serviços são realizados nas Clínicas-Escola de Psicologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das unidades.
Sobre o Instituto Banco Vermelho
Manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, o Instituto Banco Vermelho chegou ao Brasil em novembro de 2023. O projeto iniciou suas iniciativas no país por meio das instalações em espaços públicos no Recife-PE e, atualmente, contabiliza 25 unidades (bancos vermelhos), distribuídas em diversas regiões da capital pernambucana.