CURSO

Inscrições abertas para curso gratuito de robótica em Jaboatão dos Guararapes

A pré-inscrição será realizada presencialmente no Instituto Shopping Guararapes

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 12/04/2024 às 10:24 | Atualizado em 12/04/2024 às 10:41
Notícia
X

Jovens entre 14 e 17 anos, residentes no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e a ciência. O Instituto Shopping Guararapes, em parceria com a SOFTEX Pernambuco, oferecerá gratuitamente o Curso de Robótica para adolescentes.

Além dos critérios de idade e residência, os interessados devem ser estudantes de escola pública ou possuir bolsa integral de estudos em escola privada e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

" É um projeto desde 2019, que a primeira turma foi uma turma teste que os alunos vinham para cá para ter uma formação de robótica básica. Dentro dessas formações ele tem uma parte de programação, aí ele vai aprender a programar em uma determinada linguagem. Tem a parte de eletrônica, onde eles conhecem os componentes básicos da eletrônica, para produzir algumas plaquinhas, confeccionar plaquinhas de eletrônica para trabalhar no robô", explicou Clécio Lima CEO da EU.Digital.

A pré-inscrição será realizada presencialmente no Instituto Shopping Guararapes, que fica em frente à portaria D do mall, nesta segunda (15) e terça-feira (16), das 14h às 17h. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e de acordo com os critérios de avaliação.

No total serão disponibilizadas 30 vagas distribuídas em duas turmas. As aulas acontecerão nas sextas-feiras a partir do dia 19 de abril, sendo a turma I pela manhã, das 9h às 11h30, e a turma II à tarde, das 14h30 às 17h30.

"Também teremos  a parte mecânica, onde o estudante vai produzir engrenagens, rodas, essa parte noção da parte mecânica. E a gente, esse ano, começou a implementar a parte de impressão 3D. Na verdade, iniciamos no final do ano passado e esse ano a gente já vai estar na grade curricular dele, a formação em impressão 3D também. Onde ele vai elaborar o projeto, dimensionar e no instituto hoje tem uma impressora 3D onde ele, qualquer objeto que for produzir para a parte de robótica, ele consegue pensar, por exemplo, na roda, uma engrenagem, ele consegue hoje dimensionar, fazer toda a parte de modelagem para poder fazer a parte de impressão", destacou Clécio Lima.

O Instituto Shopping Guararapes é uma instituição social, mantida pelos empreendedores do Shopping, que busca contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de Jaboatão dos Guararapes, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ele adota a arte e a profissionalização como caminhos de incentivo à educação, cidadania e protagonismo. Entre as principais atividades do Instituto estão aulas de dança, música, mediações de leitura, cidadania e educação ambiental, além de projetos de formação profissional.

SERVIÇO

Pré-inscrição: 15 e 16 de abril, das 14h às 17h, no Instituto Shopping Guararapes
Vagas: 30

Pré-requisitos: ter entre 14 e 17 anos; ser morador do Jaboatão dos Guararapes; estudar em escola pública ou ter bolsa integral de estudos em escola privada; e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

 

Tags

Autor