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Educação Infantil: pesquisa vai criar índice de avaliação nos centros educacionais de Pernambuco

O estudo está sendo desenvolvido na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

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Mirella Araújo

Publicado em 22/04/2024 às 13:22 | Atualizado em 22/04/2024 às 14:11
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Uma pesquisa desenvolvida na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai analisar os dados de infraestrutura física e de serviços nas escolas municipais de educação infantil nos 184 municípios do Estado. A partir dessa análise, será desenvolvido um índice que vai ajudar a avaliar e melhorar o desempenho das políticas públicas de Pernambuco na área de educação.

"A motivação desta pesquisa se caracteriza na escassez de investigações desse objeto de estudo, sobretudo averiguando as questões enfrentadas no âmbito da educação na primeira infância. Ademais, minha pesquisa de doutorado teve o papel de apresentar o cenário de algumas particularidades do ensino básico no país, regiões e estados", explicou o pesquisador João Gomes da Silva à coluna Enem e Educação. 

"Então, o fato de haver uma lacuna a respeito de estudos abrangendo essa temática da situação escolar, da educação infantil, especialmente utilizando os microdados disponibilizados pelo INEP, resume a principal questão de interesse desta pesquisa", completou Silva.

A pesquisa foi iniciada ainda neste mês de abril e seguirá até março de 2025, podendo ser renovado por mais 12 meses. O estudo está sendo desenvolvido na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) sob supervisão do pesquisador da Fundaj, Wilson Fusco, diretor da Dipes.

"Nós estamos trabalhando com indicadores de educação há 11 anos aqui na Fundaj, então já estamos criando uma tradição nessa área. A gente tem aqui na Fundação estudos sobre a primeira infância, mas sempre qualitativo. É a primeira vez que vamos tratar de criar indicadores quantitativos para isso. Vamos fazer uma pesquisa quali quanti que é algo mais original", afirmou o diretor e pesquisador Wilson Fusco. 

JUNTOS PELA EDUCAÇÃO

A ideia da pesquisa surgiu quando João Gomes da Silva trabalhou com grandes bases de dados sobre educação para o doutorado em demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que concluiu recentemente.

O tema da educação infantil ganhou mais atenção com o lançamento em junho do ano passado, pelo Governo de Pernambuco, do programa Juntos Pela Educação. O programa apresenta três prioridades: a expansão da rede pública, com ampliação de vagas, o aperfeiçoamento do modo de aprendizagem e melhorias nas condições de deslocamento até a escola.

O indicador em construção na Fundaj tem potencial para medir como essas ações do governo vão impactar as escolas. "Está pesquisa tem caráter inédito, por ser a primeira a propôr esse aperfeiçoamento das prioridades do Programa Juntos pela Educação, apresentando essa proposta de analisar a infraestrutura e de serviço nas escolas, em especial os Centros de Educação Infantil (CEIs)", disse o pesquisador visitante. 

PRÓXIMOS PASSOS

A pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Para a formulação do Índice de Infraestrutura da Escola (IIE), a pesquisa vai definir quais serão os quesitos que serão incorporados, levando em consideração a infraestrutura física e os serviços pedagógicos ofertados pelas escolas.

Ou seja, na infraestrutura, poderá ser avaliado se a escola tem laboratório, brinquedoteca, sala de vídeo ou biblioteca, por exemplo. Na parte de serviços, entram os tipos de práticas pedagógicas que os centros educacionais infantis oferecem para as crianças e para a comunidade.

A ideia da pesquisa é também ter um diálogo prévio com a Secretaria Estadual de Educação para ajudar na escolha dos quesitos que irão compor a construção do índice. "Ao mesmo tempo, vamos falar com a Facepe para que eles possam desenvolver uma linha de editais voltados para indicadores da educação", destacou o diretor Wilson Fusco. 

Além da formulação do índice, a proposta de pesquisa aprovada pela Facepe ainda prevê a realização de oficinas para os estudantes que fazem iniciação científica na Fundaj.

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