É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Projeto Ler pra Ser, que visa contribuir com práticas leitoras na infância e juventude, está com inscrições abertas para dois polos de atividades no município de Camaragibe, no Grande Recife. A ação, com duração de quatro meses e totalmente gratuita, é desenvolvida pela Liga Criativa em parceria com o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (CCVA).
Podem participar crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Para se inscrever, o responsável precisa se dirigir até o polo de atividade mais perto de sua casa e levar RG e CPF. Na comunidade Bondade de Deus 2 o processo acontece na Rua Josué Pereira, N° 192, bairro do Timbi/Céu Azul e na comunidade do Santana, na Rua Recife, Nº 24, na sede da Associação Mulheres do Santana.
Dentro do Projeto Ler Pra Ser são discutidas temáticas importantes através da contação de histórias, mediação de leitura e jogos teatrais. Nesta edição, em parceria com Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo, serão realizados ciclos formativos em quatro módulos, sendo eles: Agroecologia; Identidade Negra; Patrimônio Cultural; e Identidade Territorial.
Cada polo do projeto receberá camisas e uma Caixa de Histórias, uma biblioteca itinerante em formato de caixa com rodas, que pode ser locomovida criando espaços de leituras diversos. Cada caixa será entregue com um acervo de 30 livros contendo títulos que abordam temáticas apresentadas nos quatro módulos.
Dentro da proposta está previsto um passeio externo para algum espaço cultural (teatro, museu, circo etc) e um passeio onde as turmas visitarão as dependências do Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo e do Museu da Cultura Popular Vera Galvão. Nessas ocasiões o foco será de promoção das vivências práticas sobre os temas trabalhados dentro do projeto.