Inep abre inscrições para novo Banco Nacional de Itens do Enem; veja quem pode se credenciar
O período de inscrição para os interessados vai de 23 de julho a 22 de agosto de 2024, e deve ser realizada exclusivamente por meio do Sistema BNI
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nessa sexta-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 121 para a formação do Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A convocação visa selecionar e credenciar profissionais de educação para contribuir com a elaboração e revisão de itens para as provas do exame.
O período de inscrição para os interessados vai de 23 de julho a 22 de agosto de 2024, e deve ser realizada exclusivamente por meio do Sistema BNI. O edital abrange as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Requisitos para Participação
Para se candidatar, o profissional deve atender aos seguintes critérios:
- Ser docente com servidor efetivo, ativo ou inativo, atuando no ensino público, seja básico ou superior, nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal;
- Possuir formação na área de atuação desejada;
- Ter experiência docente no ensino médio;
- Estar disponível e apto para elaborar e revisar itens técnicos e pedagógicos para o Enem.
Vagas e Cotas
O edital estabelece cotas para promover a diversidade entre os colaboradores do BNI:
- 20% das vagas em cada área serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e quilombolas;
- 3% das vagas são destinadas a candidatos autodeclarados indígenas;
- 5% das vagas são destinadas a candidatas mulheres;
- 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência;
Processo de Seleção e Capacitação
Após o período de inscrição, o Inep procederá com a classificação dos candidatos com base na verificação dos documentos comprobatórios apresentados.
Os candidatos selecionados serão convocados para uma capacitação, que pode ser realizada presencialmente ou a distância. A conclusão da capacitação e o desempenho nas atividades serão fundamentais para garantir a participação efetiva como colaborador no Banco de Itens do Enem.
Importante
A capacitação não garante automaticamente a condição de colaborador do BNI. Para se tornar um colaborador oficial, os candidatos deverão completar o processo de capacitação e obter um aproveitamento mínimo nas atividades propostas.
Para mais informações e para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar o Sistema BNI a partir de 23 de julho.