Educadores destacam a influência da Inteligência Emocional nas relações no ambiente escolar
O fortalecimento das competências socioemocionais dos profissionais também contribui para relações interpessoais mais saudáveis
O desenvolvimento da Inteligência Emocional nas escolas tem se tornado cada vez mais reconhecido como uma ferramenta importante na formação dos estudantes, assim como o ensino de disciplinas tradicionais como português e matemática. Educadores e especialistas destacam que habilidades para identificar e gerenciar emoções são essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos estudantes.
No ambiente escolar, é necessário ter a colaboração entre gestores e docentes. O fortalecimento das competências socioemocionais dos profissionais também contribui para relações interpessoais mais saudáveis e para a promoção de habilidades socioemocionais entre os alunos. Anna Penido, diretora executiva do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, enfatiza a importância de os profissionais da educação receberem suporte e formação contínua para enfrentar desafios como o baixo engajamento dos alunos e conflitos no ambiente escolar.
“Gestores e professores vivenciam situações desafiadoras, nas quais o enfrentamento exige mais do que competências técnicas. O baixo engajamento dos estudantes, os conflitos e as reações intempestivas que impactam a qualidade do clima escolar, a fragilidade dos vínculos de afeto, confiança e pertencimento na escola, são exemplos disso", explicou a diretora executiva do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação.
FORMAÇÃO
A formação em competências socioemocionais é uma prática nova e requer um planejamento cuidadoso. Anna Penido recomenda realizar diagnósticos claros sobre os desafios enfrentados por gestores e professores e oferecer oportunidades para reflexão e mentoria. Com uma maior consciência sobre suas próprias emoções e atitudes, educadores podem melhorar suas interações com os alunos e adaptar estratégias pedagógicas para atender melhor às suas necessidades.
Paula Carneiro Leão, diretora da Escola Vila Aprendiz, destaca que a educação socioemocional deve estar integrada ao currículo e à prática diária, não sendo apenas uma disciplina separada. “Como já dizia o psicanalista e educador Rubem Alves, ‘a emoção é a cola da memória’. Logo, é necessário que a escola inteira entenda que o cuidar é a principal função de cada um dos indivíduos que compõem este organismo", ressaltou a diretora da Escola Vila Aprendiz.
JORNADA
A Jornada Bett Nordeste, que ocorrerá em Recife nos dias 4 e 5 de setembro, abordará o papel da Inteligência Emocional na educação. O evento contará com palestras e painéis sobre temas como “Desenvolvimento Socioemocional na Formação de Educadores” e “O Poder das Emoções no Aprendizado”. Entre os palestrantes estão Anna Penido, Karen Cristine Teixeira, Normando Júnior e Paula Carneiro Leão.
A programação completa da Jornada Bett Nordeste está disponível no site: brasil.bettshow.com/jornadabettnordeste/programacao. Além das palestras, o evento incluirá uma área de exposição para soluções educacionais e oportunidades de networking.