COLUNA GRANDE RECIFE

Obra viária em Olinda só será concluída em 2022

Governo do Estado entrega, em 2020, primeira etapa de serviço iniciado em 2013

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 04/03/2020 às 22:55 | Atualizado em 04/03/2020 às 23:15
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
A conexão das duas PEs, com a construção de um viaduto sobre a PE-15 na altura do terminal integrado, totalizará um percurso de 6,1 quilômetros - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

Por Felipe Vieira, da Coluna Grande Recife

Dezembro de 2022. Nove anos após a assinatura da ordem de serviço, em 2013. Esse é o prazo estimado pelo governo do Estado para a conclusão da Via Metropolitana Norte, tida como a maior obra viária do Grande Recife. Parte do pacote de serviços estruturadores previstos para a Copa de 2014 e uma das apostas para resolver o gargalo do tráfego entre Olinda e Paulista, ambas no Grande Recife.

A via foi anunciada durante a segunda gestão do então governador Eduardo Campos e previa um investimento de R$ 123 milhões. No papel coube muita coisa: 10,1 quilômetros de duas vias que margeariam o Canal do Fragoso, ligando a PE-15 à Ponte do Janga, atravessando os bairros de Jardim Atlântico e Rio Doce. Ciclovia e até uma alça que passaria por cima da PE-15 estavam no projeto.

Mas a realidade foi bem diferente. Um ano depois do anúncio, a recessão se instalou no País. Vieram os atrasos de repasses e o projeto precisou ser redimensionado para um desenho bem mais humilde.

Em 2015, o Ministério Público pediu e a Justiça concedeu a paralisação das obras por falta de estudos ambientais. Em 2016, após uma longa paralisação por falta de recursos, a União conseguiu liberar R$ 22 milhões para que a primeira etapa fosse tocada. 

No próximo dia 15 de março será entregue a primeira etapa, sete anos após o início dos trabalhos. Será a ponte da Avenida Fagundes Varela e a construção de 2,3 quilômetros do alargamento do Canal do Fragoso, da altura da Rua Coronel João Melo até as imediações do supermercado Maxxi. "Antes dessa obra, a largura máxima do canal era de 5 metros, a profundidade, de um metro. Agora, a largura fica em 45 metros, e a profundidade, de 4,5 metros", comenta o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Bruno Lisboa, em entrevista do Balanço de Notícias, da Rádio Jornal.

A ponte da Avenida Fagundes Varela será in

GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
Via Metropolitana Norte - GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
terditada na quinta-feira (5). "É uma interdição programada. Terminamos a obra e a deixamos em carga para, quando assentar, corrigir qualquer problema de dilatação.Serão quatro ou cinco dias", completa.

A segunda fase consiste na construção de 600 metros de extensão da via marginal que fica junto ao canal. A terceira, segundo o presidente, seriam as duas alças na PE-15, já licitadas. A quarta fase será licitada no dia 16 de março.

Já se foram sete anos, mais dois estão previstos. O que a população pode fazer? Apenas esperar para que não haja intempéries econômicas...e que o governo do Estado finalmente cumpra o prometido em 2013. Ou será que vai ser preciso celebrar aniversários da não-conclusão do serviço?

Leia outros textos da coluna Grande Recife  

Comentários

Últimas notícias