COLUNA GRANDE RECIFE

Detentos beneficiados com soltura por causa do coronavírus são presos violando regra

Dois homens estavam foram do perímetro permitido pelo monitoramento eletrônico

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 10/04/2020 às 17:51 | Atualizado em 10/04/2020 às 17:51
Seres
Presos recapturados por burlarem monitoramento eletrônico - FOTO: Seres

Desde que foi emitida a Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a liberação de detentos que se enquadrem em grupo de risco em uma eventual contaminação por coronavírus, cerca de 59 mil detentos foram liberados no País. Uma parte não respeita a imposição pela prisão domiciliar e volta a cometer crimes.

Na tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) prendeu dois reeducandos por descumprirem as regras de monitoramento eletrônico. Em outras palavras, estavam fora do perímetro de circulação permitido pela monitoramento eletrônico, o que é considerada uma violação do benefício.

Ademar de Oliveira Donato e José Vando Ferreira de Souza foram localizados próximo ao centro do Recife e levados por agentes para a Penitenciária de Itaquitinga, na Zona da Mata. Segundo a Seres, "eles estavam em benefício de prisão domiciliar determinado pelo Poder Judiciário como forma de prevenir a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais".

Ainda de acordo com a secretaria, desde o começo da epidemia em Pernambuco foram liberados 768 detentos do regime fechado e semiaberto para domiciliar que contempla idosos (acima de 60 anos), com comorbidades, pensão alimentícia e aqueles com previsão para migrar para o regime aberto até 31 de julho de 2020.

"O preso deve permanecer em casa, independente da monitoração eletrônica, sob pena de indeferimento do benefício e regressão para o regime fechado. A Seres e a Polícia Militar seguirão monitorando os beneficiados com a medida e todos os que infringirem as regras serão punidos com a regressão de pena".

Juízes pernambucanos ouvidos pela coluna alertaram contra uma enxurrada de pedidos que estão sendo feitos nas varas criminais para a liberação de presos, muitos sem se encaixar no perfil de risco para coronavírus e com crimes hediondos.O assunto é tema recorrente de comentários do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nas redes sociais. Ele é contra o que considera abuso na soltura indiscriminada de detentos.

 

Comentários

Últimas notícias