COLUNA GRANDE RECIFE

Vandalismo no Parque de Brennand: instituto do artista cobra poder público por maior segurança

Em nota, Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand lamenta depredação e pede providências

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 20/04/2020 às 17:58 | Atualizado em 20/04/2020 às 17:58
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Pichação no Parque das Esculturas de Brennand. - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

 Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

O absurdo e ultrajante caso da vandalização do Parque de Esculturas de Francisco Brennand, no Bairro do Recife, é uma ferida que, infelizmente, deverá ficar aberta por algum tempo. 

A coluna recebeu uma nota enviada pelo Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, que reproduzimos na íntegra. Tem o título: “Patrimônios da cidade são patrimônios do povo”. Segue:

"É com profunda preocupação e tristeza que o Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand - IOCFB tomou conhecimento do mais recente ato de vandalismo ao Parque das Esculturas Francisco Brennand, amplamente divulgado pelos diversos veículos de comunicação. Infelizmente, não se trata de caso pontual.

Projetado a pedido da Prefeitura do Recife para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, o Parque das Esculturas Francisco Brennand foi inaugurado em 2000 - com mais de 90 obras de Francisco Brennand, a maior parte delas doadas pelo artista - tornando-se um dos mais relevantes pontos turísticos da cidade. Desde sua inauguração, sofre recorrentemente com ações de vandalismo e falta de segurança.

A arte trabalha com o simbólico e a depredação das obras de um cartão postal de tamanha importância para Pernambuco é representativo de como nos apresentamos como sociedade.

É de extrema importância que as obras do Parque das Esculturas Francisco Brennand sejam rapidamente recuperadas e as melhorias na conservação e na segurança do espaço sejam implementadas, de fato, pelas autoridades competentes, contribuindo para evitar não somente novas ações de roubos e de depredação, mas, sobretudo, para garantir o acesso e o uso da população a um dos principais cartões postais do Recife".

Voltamos. A nota é encerrada com uma oportuníssima citação do próprio Brennand.

“Grandes cidades de todo o mundo sofrem com atos de vandalismo e não seria diferente no Recife. Mas nós precisamos tomar medidas para que não se destruam os patrimônios da cidade, pois são também patrimônios do povo.” (Francisco Brennand)

Comentários

Últimas notícias