COLUNA GRANDE RECIFE

Coronavírus: celulares e tablets para presos falarem com as famílias

Governo do Estado anuncia novidade em meio ao endurecimento de medidas para evitar alastramento da pandemia no sistema prisional

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 06/05/2020 às 18:12 | Atualizado em 06/05/2020 às 18:12
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
FOTO: Foto: Edilson Alves/TV Jornal

Por Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

Através de tablets e celulares, o governo do Estado vai promover videoconferências entre detentos do sistema prisional e suas famílias. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (6) pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. O objetivo é dar um canal de comunicação entre reeducandos e familiares no momento em que as medidas de contenção ao coronavírus no sistema prisional ficam mais duras.

De acordo com o gestor a medida está prevista dentro de uma resolução que acabou de ser tomada em conjunto entre o Conselho Nacional de Secretários de Justiça e o Ministério da Justiça, com o objetivo de manter as medidas de endurecimento nas unidades prisionais para evitar a proliferação do vírus.

"Concordamos que é preciso manter a suspensão das visitas e o uso de máscaras entre todas as pessoas que estão no sistema, sejam policiais penais ou detentos", explica o secretário. "Pedimos a compreensão dos familiares no sentido de que é preciso manter essa distância física".

Segundo Eurico, o sistema prisional pernambucano registrou, até agora, um único óbito devido ao novo coronavírus - 106 detentos foram testados, sendo 38 confirmados e 47 negativados (os demais aguardam confirmação). 

Com relação aos profissionais que trabalham no sistema, 30 policiais penais foram identificados com a covid-19, além de 16 servidores com contrato temporário e dois funcionários extras. "Destes, 18 já retornaram ao trabalho e 21 estão aguardando resultados dos testes".

 

 


Comentários

Últimas notícias