COLUNA GRANDE RECIFE

Temendo "migração" de municípios sob isolamento, Ipojuca reforça fiscalização nas praias

Muitos moradores dos cinco municípios sob quarentena têm residências de veraneio no Litoral Sul

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 15/05/2020 às 9:00
Prefeitura de Ipojuca
Fiscalização nas praias devido ao novo coronavírus - FOTO: Prefeitura de Ipojuca

 Por Felipe Vieira, da coluna Grande Recife

O balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, terá reforço na fiscalização de suas praias. A medida foi adotada pela prefeitura pela preocupação com uma eventual migração das pessoas que moram nos cinco municípios onde começam, neste sábado (16), as medidas restritivas: Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Muitos moradores dessas cidades possuem casas de veraneio em Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Serrambi.

“Precisamos garantir que esta migração não venha acompanhada da possibilidade de contaminação para os moradores de Ipojuca”, diz o secretário de Defesa Social do município, Osvaldo Morais. Segundo dados do governo do Estado (até 18h da quinta-feira), dos 15 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife, Ipojuca é o 5º com menor número de casos confirmados de covid-19.

Serão colocadas raias na praia de Serrambi para evitar que embarcações e jet-ski circulem. A Marinha também será acionada para dar apoio as ações de Ipojuca, bem como a Polícia Militar. O efetivo da Guarda Municipal também será aumentado nas praias.

Segundo Morais, a praia de Serrambi, a cada feriado, tem recebido um grande fluxo de pessoas de outros municípios. Muitos dos frequentadores não estariam respeitando os decretos municipal e estadual de interdição das praias. “Acredito que é um esforço de todo país que as pessoas entendam que isolamento social não significa férias. Existem determinações legais visando à saúde pública que precisam ser respeitadas". JC

Por decisão da prefeita Célia Sales, as praias do litoral de Ipojuca foram fechadas no dia 22 de março,anterior, portanto, ao decreto estadual. "O fato de Ipojuca ser um corredor turístico, resolvemos tomar esta medida que foi bastante dura para o nosso povo, mas que, graças a Deus, garantiu que a contaminação aqui não fosse grande como era o esperado”, explicou a prefeita.

 

Comentários

Últimas notícias