COLUNA GRANDE RECIFE

Anunciar obras em véspera de eleição: prática antiga...e feia

No Grande Recife, gestores aproveitam chegada do período eleitoral para "mostrar serviço"

Felipe Vieira
Cadastrado por
Felipe Vieira
Publicado em 21/08/2020 às 10:02 | Atualizado em 21/08/2020 às 10:07
DIVULGAÇÃO
ESTRUTURA Projeto contempla 13 prédios destinados a abrigar 600 famílias que hoje moram em palafitas - FOTO: DIVULGAÇÃO

Comumente se associa a palavra "democracia" ao ato de escolher governantes e legisladores. E a população média entende justamente dessa forma. É como se apertando a tecla "confirma" a pessoa fizesse sua parte a cada dois anos e pronto.

Democracia é bem mais que isso. Quem deu uma definição certeira foi a chanceler de Mianmar e Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. "Democracia é a arte de manter o governo sob escrutínio". Em outras palavras, é exercer uma vigilância permanente sobre as atividades dos governantes tão logo eles sejam empossados e até o final de seus mandatos.

Desnecessário dizer que isso está longe de ocorrer por aqui. E os mandatários costumam se aproveitar desse torpor da população média para incorrer em práticas não muito republicanas como a de aproveitar as proximidades com o período eleitoral para acelerar obras e anúncios de benfeitorias.

De Mianmar vamos para o Grande Recife. Em Olinda a gestão Lupércio Nascimento (SD) apostou todas as fichas da reeleição na requalificação da Avenida Presidente Kennedy, principal corredor viário da periferia do município. Há pouco mais de uma semana o primeiro trecho da obra foi inaugurado com pompa e circunstância. Alguns poucos metros de uma via limpa e organizada em contraste com o show de horrores que é o resto da Avenida. O efeito sugestivo é óbvio: a população tem o gostinho do que pode vir por aí com a via totalmente reformada. Bingo.

PMO
AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY - PMO

Em Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Anderson Ferreira (PL), que também busca a reeleição, anunciou "o maior parque metropolitano", o Parque da Cidade. Segundo a gestão serão 87 mil metros quadrados de área de lazer no bairro de Prazeres e que estarão prontos para uso até o final do ano. Mais uma vez, timing irretocável.

Prefeitura de Jaboatão
Parque da Cidade - Prefeitura de Jaboatão

Mas nada se compara ao anúncio de um habitacional de 600 unidades na Zona Sul do Recife feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) na quinta-feira (20). Uma obra prometida em sua campanha de 2012 e que só foi anunciada oito anos depois, bem às vésperas do início da corrida eleitoral. Há uma sutileza no anúncio: ter um teto, um abrigo contra as intempéries, é um dos sonhos mais antigos do ser humano. Daí a força do tema "habitação" no jogo político. Em seu segundo mandato, Geraldo não busca a reeleição, mas o condomínio político ao qual pertence - e que há oito anos gere os destinos da cidade - já tem nome e sobrenome na busca pela continuidade do projeto.

DIVULGAÇÃO
ESTRUTURA Projeto contempla 13 prédios destinados a abrigar 600 famílias que hoje moram em palafitas - DIVULGAÇÃO

Pode-se alegar que não há nada de ilegal na prática de aproveitar o clamor do período eleitoral para "mostrar serviço". Mas que é feio, isso é. Enquanto a prestação de serviço à população for condicionada ao cálculo eleitoral e a disputas por poder, falar em democracia não vai passar de uma hashtag para fazer gente esperta aparecer bem na foto.

DIVULGAÇÃO OLINDA
A expectativa é de que, à medida que a requalificação avance, esses números também cresçam ao longo do corredor - FOTO:DIVULGAÇÃO OLINDA
Prefeitura de Jaboatão
Parque da Cidade - FOTO:Prefeitura de Jaboatão

Comentários

Últimas notícias