Por Felipe Vieira, da coluna Grande Recife.
O tema "armas nas guardas municipais" vem com tudo nesse ano eleitoral de 2020.
A Prefeitura do Ipojuca, no Grande Recife, formalizou hoje a solicitação de convênio com a Polícia Federal para o armamento da Guarda Municipal.
O documento foi entregue na sede da Superintendência Regional da PF, no Cais do Apolo, pela prefeita Célia Sales e pelo secretário municipal de Defesa Social, o delegado Osvaldo Morais.
Segundo Morais, o armamento é mais uma ação de valorização da Guarda. “Uma força de segurança precisa estar armada para ela ter e dar segurança à população".
Os agentes passarão por exames psicotécnicos e os espaços onde os equipamentos serão armazenados passarão por fiscalização da PF. Além disso a equipe será treinada para a utilização das armas.
O armamento - 120 pistolas calibre .40 fabricadas pela gaúcha Taurus - que será usado pela Guarda de Ipojuca foi doado em maio pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Através de emendas parlamentares a gestão recebeu do Ministério da Justiça nove viaturas tipo Jeep Renegade.
Ainda de acordo com a prefeitura, no final de 2019 foram adquiridos coletes a prova de bala calibre 9mm e de objetos perfurantes, num investimento de R$ 400 mil.
A prefeitura alega que no ano de 2019 o município alcançou a redução de 50% nos homicídios, a maior redução da Região Metropolitana comparado a 2018. A marca foi também a maior redução da série histórica desde 2010.
Comentários