SAÚDE

Olavo de Carvalho tomou vacina contra a covid-19? Ideólogo tem histórico de desinformação sobre pandemia

Falecido aos 74 anos, Olavo de Carvalho tem histórico de desinformação e teorias da conspiração sobre a pandemia de covid

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/01/2022 às 9:57 | Atualizado em 25/01/2022 às 10:37
Notícia
X

Apesar de não ter tido a causa da morte divulgada na nota oficial publicada em seu perfil, Olavo de Carvalho faleceu de covid-19. A informação foi dada pela sua filha, Heloísa, uma das principais críticas do seu trabalho. Não existem informações sobre o escritor ter tomado vacina contra a covid-19, mas ele tem histórico de disseminação de desinformação e teorias da conspiração sobre a pandemia.

O filósofo chegou a prestar depoimento à Polícia Federal num inquérito que apura a existência de uma organização criminosa responsável por disseminar desinformação sobre assuntos como a pandemia e a vacina da Covid-19.

Em maio de 2020, ele escreveu no Twitter: "O medo de um suposto vírus mortífero não passa de historinha de terror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presente de Papai Noel". Em março, Olavo chegou a dizer que a pandemia não existe.

REPRODUÇÃO DE VÍDEO/OLAVO DE CARVALHO VIA YOUTUBE
Olavo de Carvalho é considerado o 'guru' de Bolsonaro - REPRODUÇÃO DE VÍDEO/OLAVO DE CARVALHO VIA YOUTUBE

Em janeiro de 2021 ele seguiu a mesma linha: "Dúvida cruel. O Vírus Mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?".

 

Heloisa de Carvalho, filha de Olavo que revelou a causa da sua morte, não mantinha relação com o pai. Ela é crítica ferrenha do comportamento do escritor mas, após o anúncio da morte, pediu que "Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu".

Apesar disso, fez apelo para não celebrar-se o falecimento do ideólogo. "Comemorar a morte de qualquer pessoa é assinar o atestado de total falta de humanidade, Deus está vendo e eu também", disse Heloisa no Twitter.

Tags

Autor