Temer fez primeira entrega

Águas da transposição do São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte, em fevereiro

Recurso hídrico segue rumo ao Rio Grande do Norte, aonde chegará, pela primeira vez, em fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 25/01/2022 às 17:45 | Atualizado em 30/06/2022 às 16:12
Notícia
X

Nesta terça-feira (25), a Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras, na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos.

Agora, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa (PB), de onde continuarão, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu.

A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro.

“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O primeiro trecho inaugurado pelo governo Federal foi na cidade de Monteiro, na Paraíba, ainda com Temer. O PT também disputava a paternidade da obra.

Em operação desde 1936, a Barragem Engenheiro Avidos recebeu reformas em 1977 e, agora, passa por serviços de modernização e recuperação, que foram iniciados em maio deste ano e receberam investimentos federais de R 17,6 milhões.

A previsão de entrega dessas obras é em junho de 2022. A estrutura atende cerca de 61,4 mil pessoas da região.

Foto: Jamildo Melo/NE10
A cidade aguarda a chegada do presidente Temer para solenidade de inauguração do Eixo Leste da Transposição - Foto: Jamildo Melo/NE10

Último trecho de canal

O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

"Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas".

Tags

Autor