EXCLUSIVO

Pesquisa do PT mostra Humberto Costa derrotando candidatos do PSB ao Governo de Pernambuco

Veja a intenção de voto do eleitorado para a disputa pelo Governo Pernambucano, segundo a Vox Populi

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 28/01/2022 às 0:01 | Atualizado em 28/01/2022 às 0:13
Notícia
X

De acordo com a pesquisa Vox Populi, obtida em primeira mão por esta coluna, Humberto Costa (PT), se candidato, seria o favorito na disputa pelo Governo de Pernambuco. O petista, inclusive, derrotaria possíveis candidatos do PSB e da Frente Popular ao executivo estadual. O levantamento também testa cenários da disputa pelo Senado e Presidência da República.

A pesquisa, encomendada pelo PT, testa três cenários de disputas ao Governo de Pernambuco, todos com Humberto Costa concorrendo. No primeiro, o senador obtém 31% dos votos no primeiro turno, enquanto Geraldo Julio (PSB), que já negou ser candidato, receberia 16%.

Made with Flourish

Por outro lado, quando o candidato do PSB é Tadeu Alencar, o petista chega a 38% da intenção de votos, enquanto o socialista fica com apenas 2%. Quem fica em segundo lugar, em ambos os casos, é Raquel Lyra (PSDB), com 14% e 15%, respectivamente.

Danilo Cabral, provável candidato com chances de ser anunciado pelo PSB na próxima semana, marca apenas 1% no terceiro cenário. Enquanto isso, Humberto marca 37% e Raquel Lyra chega a 17%, seu melhor número.

Entenda o contexto da pesquisa eleitoral e a disputa interna da Frente Popular para a eleição em Pernambuco

A pesquisa pode ser uma ferramenta de negociação de Humberto Costa junto ao PSB. O senador, diversas vezes, defendeu a análise do seu nome como candidato ao Governo de Pernambuco pela Frente Popular, inclusive na reunião dessa quinta. O ex-presidente Lula, porém, já garantiu que a prerrogativa é do PSB.

Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas, realizadas entre os dias 22 e 24 de janeiro, junto à população com 16 anos ou mais, residente e eleitora em municípios de todos os tamanhos e regiões de Pernambuco, de todos os estratos socioeconômicos.

A amostra conta com 800 entrevistas e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tags

Autor