Desempenho

Raquel Lyra é a candidata de oposição mais bem posicionada na pesquisa do PT

Oposição não pontua bem na pesquisa contratada pelo PT ao Vox Populi

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/01/2022 às 8:58 | Atualizado em 28/01/2022 às 9:35
Notícia
X

A oposição no Estado não sai bem na fotografia pintada pela pesquisa Vox Populi, contratada pelo PT Nacional para desenhar o quadro eleitoral para 2022 no Estado de Pernambuco.

No seu melhor desempenho, no cenário três da pesquisa, a tucana aparece com 17% das intenções de voto. Clarissa Tércio 6% e Miguel Coelho 4%. Neste cenário, a liderança seria de Humberto Costa com 37%.

No segundo melhor desempenho, cenário dois, a tucana aparece com 15% das intenções de voto. Clarissa Tércio 6% e Miguel Coelho 4%. Neste cenário, também o petista Humberto Costa soma 38%.

No pior desempenho, no cenário um, com Geraldo Julio na disputa (aparecendo com 16%), a tucana cairia para 14% das intenções de voto, Clarissa Tércio teria 5% e Miguel Coelho 4%. Humberto Costa teria 37% neste cenário.

Nacional

A pesquisa Vox Populi, contratada pelo PT Nacional para avaliar a corrida eleitoral em Pernambuco, aponta que o ex-presidente Lula bateria Bolsonaro com facilidade, se as eleições fossem hoje. O petista aparece com 62% das intenções de voto, na pesquisa estimulada. Bolsonaro teria 14% das intenções de voto.

Ciro Gomes, do PDT, aparece com 6% no Estado, batendo com folga o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, do Podemos, que teria 2% das intenções e voto.

O tucano João Dória surge com 1%, mesma pontuação obtida pelo senador Alessandro Vieira, apresentado pelo Cidadania.

Neste mesmo cenário, brancos e nulos chegam a 10%. Não sabe ou não respondeu correspondem a 4%.

Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebete (MDB) e Felipe Dávila, do Novo, nem chegam a pontuar.

Cabo eleitoral

De acordo com a pesquisa, Lula também lidera como cabo eleitoral. A Vox Populi perguntou aos entrevistados qual a chance de votar em um dos candidatos apoiados pelos principais caciques.

Para quem respondeu votaria com certeza, Lula tem 35% das citações, contra 10% de Bolsonaro e 6% de Paulo Câmara.

Para quem respondeu poderia votar, Lula aparece com 26% das citações, Paulo Câmara tem 24% e Bolsonaro 12% das citações.

No sentido inverso, para quem respondeu que não votaria de forma alguma, Bolsonaro assume a liderança da rejeição com 56% das citações, contra 47% de Paulo Câmara e 19% de Lula.

Dados da pesquisa

A pesquisa para o governo do Estado e Senado foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número 00374/2022. Já a pesquisa para presidente tem o registro 08912/2022. A amostra somou 800 pessoas entrevistadas, em 37 municípios. A margem de erro é 3,5% para mais ou para menos.

Tags

Autor