Habitação

Governo Bolsonaro entregou 14,3 mil moradias em Pernambuco, em 2021

Investimento federal no estado foi de R? 616,3 milhões, entre recursos do Orçamento Geral da União e financiamentos do FGTS.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/01/2022 às 9:43 | Atualizado em 28/01/2022 às 9:52
Notícia
X

O Governo Federal informou que, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, em 2021, 202 empreendimentos em Pernambuco. Além disso, foram contratadas 110 obras e retomadas 85.

Também foram entregues 14,3 mil moradias, que beneficiaram mais de 57,3 mil pessoas com acesso à casa própria.

O investimento federal no estado foi de R 616,3 milhões, entre recursos do Orçamento Geral da União (R 461,55 milhões) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em outubro, o MDR entregou a obra de infraestrutura hídrica de Pernambuco do Ramal do Agreste, que vai distribuir água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para mais de 2,2 milhões de pessoas em 68 cidades do estado.

“Garantir água de qualidade para a população e impulsionar o desenvolvimento é uma das grandes missões do MDR. Vamos levar água tratada para a torneira de milhares de pessoas. Esta obra é um grande feito e seguiremos garantindo mais qualidade de vida para a população nordestina”, disse o ministro Rogério Marinho, candidato no Rio Grande do Norte.

O MDR também anunciou o repasse de R 20 milhões para a continuidade das obras da primeira etapa da Adutora do Agreste Pernambucano.

As duas etapas da estrutura são complementares ao Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco e vão contar com R 1,3 bilhão em investimentos federais, sendo que R 1,1 bilhão já foram repassados. Desde 2019, R 268 milhões foram destinados à obra, cuja execução física já conta com mais de 70%.

Também foram investidos R 46,5 milhões na construção da Barragem Panelas II, na cidade de Cupira, em Pernambuco. O processo licitatório será iniciado e a responsabilidade de execução da obra será do governo do estado. O empreendimento faz parte do Sistema de Contenção e Controle de Cheias da Mata Sul, que compreende a bacia hidrográfica do Rio Una.

O convênio celebrado entre o MDR e o Governo de Pernambuco possibilita a retomada da obra, após sete anos de paralisação. A Barragem Panelas II terá capacidade de acumulação de 16,9 milhões de m³ de água para usos diversos.

O Governo Federal autorizou, ainda, o início de um novo processo licitatório para a construção da Barragem de Gatos, em Lagoa dos Gatos. A infraestrutura, de responsabilidade do estado de Pernambuco, está com as obras paralisadas por pendências técnicas desde 2014 e, agora, poderá ser concluída. A previsão é que o empreendimento receba R 32 milhões em recursos do Orçamento Geral da União.

Saneamento

O MDR entregou cinco infraestruturas de saneamento na capital Recife e nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Bezerros e Ipojuca. Juntas, elas vão impactar diretamente na qualidade de vida de mais de 29 mil famílias.

O Governo Federal também retomou 19 obras paralisadas em 11 municípios pernambucanos. Mais de 80 mil famílias poderão sentir melhorias nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem da região onde residem ou trabalham.

Habitação

Na produção habitacional, cerca de 14.328 moradias foram entregues a famílias brasileiras, totalizando mais de 57 mil beneficiários. Além disso, o MDR contratou as obras de mais 12,2 mil casas, apartamentos e loteamentos, oferecendo mais dignidade e qualidade de vida à população.

Entre os empreendimentos entregues está o Residencial Vila Bela I, em Belo Jardim. Com 300 casas, o empreendimento beneficiou cerca de 1,2 mil pessoas de baixa renda.

Famílias de baixa renda de Ipojuca também foram beneficiadas com entregas habitacionais em 2021. Em outubro, o MDR repassou as chaves de 576 moradias, garantindo a casa própria a cerca de 2,3 mil pessoas da cidade.

Em Olinda, também houve entrega habitacional. Em junho, o ministro Rogério Marinho inaugurou os residenciais Sapucaia e Aguazinha. Os dois empreendimentos somam 432 apartamentos que, agora, são o teto de cerca de 1,8 mil pessoas.

“É importante lembrar e reforçar que, mesmo com as dificuldades orçamentárias, fizemos bastante esforço para que a população humilde, que precisa do governo, possa ser atendida. E vamos continuar fazendo assim, porque somos um governo que serve ao povo brasileiro”, ressalta Marinho.

Tags

Autor