ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Vox mostra intenção de voto para o Governo de Pernambuco e o Senado

Levantamento, encomendado pelo PT-PE, mostra os números da intenção de voto do eleitorado pernambucano para a eleição deste ano

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 28/01/2022 às 12:12 | Atualizado em 28/01/2022 às 12:12
Reprodução/Colagem nossa
No mosaico, alguns candidatos e nomes cotados ao Governo de Pernambuco e ao Senado para a eleição deste ano são testados em pesquisa eleitoral - FOTO: Reprodução/Colagem nossa
Leitura:

Como a coluna noticiou em primeira mão, o PT encomendou uma pesquisa eleitoral para testar a intenção de voto em diferentes cenários de disputa pelo Governo e pelo Senado em Pernambuco. O levantamento mostra Humberto Costa e Marília Arraes favoritos ao executivo estadual e à vaga na câmara alta.

Na pesquisa eleitoral, divulgada nesta sexta-feira (28), os petistas possuem larga vantagem em diferentes cenários, mesmo concorrendo contra aliados da Frente Popular. Isso acontece porque Humberto defende seu nome como candidato da aliança.

Segundo a pesquisa, o senador do PT lidera em todos os cenários. Ao todo, são três panoramas testados, cada com um candidato diferente do PSB: Geraldo Júlio, Tadeu Alencar ou Danilo Cabral, provável candidato dos socialistas. No primeiro, o mais competitivo contra o petista é o ex-prefeito do Recife. Nos demais, o segundo lugar fica com Raquel Lyra (PSDB).

Já na disputa pelo Senado foram testados dois cenários: um com o candidato petista sendo Carlos Veras e outro com Marília Arraes concorrendo. O deputado conseguiria, segundo a pesquisa, 10% dos votos, sendo derrotado por Anderson Ferreira (PL), que chega a 12%. Já a deputada garantiria a vaga na câmara alta com 26%. Confira:

Cenário 1, com Carlos Veras concorrendo pelo PT ao Senado

  1. Anderson Ferreira (PL): 12%
  2. Carlos Veras (PT): 10%
  3. Eduardo da Fonte (PP): 6%
  4. André de Paula (PSC): 5%
  5. Silvio Costa Filho (Republicanos): 3%
  6. Gilson Machado Neto (PSC): 2%
  7. Ninguém/Branco/Nulo: 31%
  8. Não sabe ou não respondeu: 31%

Cenário 1, com Marília Arraes concorrendo pelo PT ao Senado

  1. Marília Arraes(PT):26%
  2. Anderson Ferreira (PL): 9%
  3. Eduardo da Fonte (PP): 6%
  4. André de Paula (PSC): 5%
  5. Silvio Costa Filho (Republicanos): 3%
  6. Gilson Machado Neto (PSC): 3%
  7. Ninguém/Branco/Nulo: 25%
  8. Não sabe ou não respondeu: 23%

Pesquisa eleitoral também mede rejeição dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco

De acordo com a pesquisa, se confirmado como candidato do PSB, Danilo Cabral deve ter uma difícil jornada para ocupar o Palácio Campo das Princesas. Isso acontece porque o socialista amarga alta rejeição no estado.

De acordo com a pesquisa, Danilo Cabral possui apenas 1% de intenção de voto mas lidera, porém, o ranking de rejeição.

Informações sobre a pesquisa Vox Populi

Os dados da pesquisa foram obtidos através de entrevistas, realizadas entre os dias 22 e 24 de janeiro, junto à população com 16 anos ou mais, residente e eleitora em municípios de todos os tamanhos e regiões de Pernambuco, de todos os estratos socioeconômicos.

A amostra conta com 800 entrevistas e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Últimas notícias